Como Funciona o IPVA para Empresas? Regras para CNPJ

Como funciona o IPVA para empresas? Pensando na infinidade de dúvidas existentes, trouxemos informações sobre o tributo e todas as regras para quem tem CNPJ. Por isso, veja agora como funciona o IPVA para empresas.

publicidade
Como funciona o IPVA para empresas?
Como funciona o IPVA para empresas?

Como pagar IPVA de carro de empresa?

Assim como IPVA para pessoa física, o imposto veicular para empresas também precisa seguir o calendário estabelecido pelo Detran. Os prazos devem ser respeitados a fim de evitar multas.

publicidade

O valor pode ser pago pelo Internet Banking, PIX, para alguns estados ou por meio de boleto bancário. Para isso, basta acessar o Detran da sua região e ter acesso às pendências.

Vale lembrar que o pagamento do IPVA é levado em conta para realizar a atualização do licenciamento. O licenciamento é o documento que precisa ser pago todos os anos, a fim de que o veículo tenha permissão para trafegar em vias públicas.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade

Todas as pendências precisam ser quitadas antes da taxa de licenciamento. Caso isso não aconteça, uma guia de pagamento é lançada com todos os débitos antes de o contribuinte pagar a taxa e conseguir uma nova CRLV que pode ser digital ou física.

Veja mais detalhes e saiba tudo sobre: Como funciona o IPVA para empresas?


Empresas podem solicitar isenção de IPVA?

A isenção do IPVA pode acontecer em alguns momentos. Carros antigos com 20 ou 30 anos de fabricação conseguem gratuidade no imposto. Entretanto, os anos podem mudar a depender do estado.

publicidade

Amapá e Rio Grande do Norte, por exemplo, concedem isenção para veículos com mais de 10 anos de fabricação.

No entanto em Santa Catarina e Pernambuco, apenas para veículos acima de 30 anos. Consulte o Departamento Estadual de Trânsito do seu estado para verificar esse quesito.

Imagem: Pexels
publicidade

Deficientes, pessoas com artrite reumatóide, Parkinson, autismo, também têm direito à isenção. Entretanto, é importante lembrar que a lista pode mudar a depender de cada  região. Acesse o portal oficial do Detran da sua região.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

Para cobrar o tributo, o Estado avalia o preço de mercado do automóvel. A quantia é calculada sobre o valor venal do veículo, que pode variar entre 1,5% até 4%. Para determinar o preço de mercado, o governo usa como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Fonte: Portal Creditas

publicidade

Como pagar IPVA pessoa jurídica?

O procedimento é similar ao de pessoa física. O portal do Governo Federal explica sobre o parcelamento e a forma de pagamento destinado para este público alvo.

Consultar e emitir a guia de recolhimento, DAE-Documento de Arrecadação, para pagamento de IPVA, integral ou em até 6 cotas, bem como inscrito em dívida ativa e, se for o caso, gerar parcelamento.

Fica concedido desconto de 10% sobre o valor do IPVA aos contribuintes que efetuarem o pagamento do referido imposto no valor integral até a data de vencimento da cota única, desde que não conste débito em exercício anterior.

publicidade
Imagem: Pexels

O IPVA do ano corrente poderá ser parcelado com cartão de crédito. O acesso ao boleto pode ser realizado pelo Detran do estado e pela Secretaria da Fazenda. Basta seguir o passo a passo abaixo tendo como exemplo o estado de São Paulo:

  • Acesse o portal do Detran da sua região;
publicidade
Imagem: DETRAN SP
  • Vai para IPVA;
  • Desse modo, faça a busca preenchendo o formulário;
  • Insira dados do Renavan e placa veicular;
  • Por fim, envie.

Para mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando nosso portal.

publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.