Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023? Emitir boletos

Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023? Por essa ser uma dúvida recorrente, separamos detalhes sobre a melhor forma de efetuar a emissão do boleto sem maiores problemas. Mas, afinal: Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023? Veja a seguir mais detalhes.

publicidade
Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023?
Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023?

O que é mais importante, pagar DPVAT ou IPVA?

Apesar de serem muitos questionamentos, tanto o DPVAT quanto o IPVA têm a sua importância e precisam ser pagos no prazo correto. O IPVA é o imposto obrigatório que precisa ser pago anualmente e é um dos requisitos para a realização do licenciamento.

publicidade

O DPVAT, por sua vez, é um seguro veicular que garante amparo às vítimas de acidente de trânsito. Atualmente, a Caixa Econômica é a responsável pela cobrança e solicitação do procedimento. O pedido também pode ser feito através do aplicativo do banco.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

Imagem: Pexels
publicidade

Sendo assim, tanto o DPVAT quanto o IPVA precisam ser pagos no prazo estabelecido pelo Detran.

Isso porque ambos influenciam diretamente na atualização do licenciamento que deve ser quitado todos os anos. Além disso, se trata de um documento que permite que os veículos transitem em vias públicas.

Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023? Veja mais detalhes abaixo.

publicidade

Como puxar o DPVAT para pagar?

A Seguradora Líder era a responsável por informações, assim como pendências relacionadas ao seguro. Atualmente, a Caixa traz os esclarecimentos aos usuários e disponibiliza o acesso aos boletos.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

Em contrapartida, é importante lembrar que o DETRAN de cada estado é o órgão que fiscaliza também os assuntos relacionados às pendências.

publicidade
Imagem: Portal Contábeis

Sendo assim, caso o contribuinte desejar quitar a pendência ou verificar se há outras irregularidades pode acessar o site oficial do Departamento Estadual de Trânsito e preencher o formulário referente ao pagamento.

As formas para quitação do débito podem ser à vista ou parcelado. Portanto, quem escolhe o pagamento na modalidade integral consegue descontos como forma de incentivo.

publicidade

No entanto, a quantidade de parcelas varia a depender do valor da pendência e nã costuma oferecer descontos. Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023? Confira o que fazer.


Como acessar o IPVA pelo site?

O IPVA é um dos tributos mais temidos pelos proprietários de veículos, principalmente por ser um boleto que chega logo no início do ano.

As facilidades para quitar depende de cada região e os descontos variam de 5% até 20%.

publicidade

Os débitos podem ser parcelados levando em conta o valor, a forma de pagamento é diversa. Os valores podem ser quitados de forma automática através do Internet Banking ou por meio de boleto bancário.

Algumas agências do Detran aceitam PIX. Cabe ao motorista buscar informações sobre a forma de pagamento, já que há grandes chances de variar de acordo com o lugar.


Como pagar DPVAT separado do IPVA 2023?

A guia de pagamento para quem deixa de quitar os valores pode ser unitária caso o contribuinte vá realizar o pagamento no prazo para licenciamento.

publicidade

Ou seja, se o motorista tiver com o licenciamento vencido e precisar quitar a pendência para conseguir a permissão para trafegar em vias públicas, não há possibilidade de conseguir guias isoladas de forma online.

Porém, caso haja a necessidade do pagamento com o licenciamento em dia, o contribuinte pode acessar o portal do Detran do seu estado e solicitar as guias de forma separada. Para acessar a guia do IPVA basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Detran do seu estado;
publicidade
Imagem: DETRAN SP
  • Ir para IPVA;
  • Preencher o formulário com o Renavam e placa veicular;
  • Clicar em pesquisar.

Ao acessar, o contribuinte pode imprimir ou escolher a forma de pagamento. Para ter acesso ao boleto do DPVAT é similar. Para mais detalhes, continue acompanhando este portal.

publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.