IPVA 2023 Fiat Argo: Tabela, Valor Venal, Cálculo e Alíquotas

Saber sobre o IPVA 2023 Fiat Argo tem sido uma das dúvidas mais recorrentes entre os contribuintes. Sendo assim, separamos detalhes sobre valor venal, cálculo, alíquotas e percentual de desconto do IPVA 2023 Fiat Argo. Veja mais detalhes abaixo e saiba tudo a seguir.

publicidade
IPVA 2023 Fiat Argo
IPVA 2023 Fiat Argo

Como funciona a tabela do IPVA 2023 Fiat Argo?

O Departamento Estadual de Trânsito mais conhecido como Detran é o órgão responsável pela liberação das regras assim como a tabela do IPVA 2023 também conhecido como calendário.

publicidade

Constam as informações referentes ao tributo, assim como forma de pagamento, percentual de desconto e parcelamentos. 

Cada estado, portanto, tem a responsabilidade de disponibilizar os esclarecimentos.

Como forma de facilitar o pagamento e o acesso dos contribuintes, as informações constam no portal do Detran de cada estado, assim como os boletos para pagamento.

publicidade

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

O pagamento pode ser feito por meio de Internet Banking, pix e através da impressão dos boletos bancários.

publicidade

Estes podem ser quitados nas casas lotéricas, assim como nos Bancos conveniados com Detran da região. Veja a seguir mais informações e saiba qual o valor do IPVA 2023 Fiat Argo.


Quais são as alíquotas do IPVA 2023 Fiat Argo?

As alíquotas são percentuais que influenciam no valor final do IPVA já que são a base de cálculo do tributo. São fixadas através da lei ordinária estadual. Cada estado determina o valor da alíquota que varia entre 1% e 4%.

Os estados do sul e sudeste são os que apresentam o maior percentual consequentemente o valor maior de IPVA.

publicidade

Dessa forma, o mesmo veículo pode ter valores diferentes de tributo. Desse modo, as regiões do Norte e Nordeste são as que possuem alíquota mais baixa. Veja a seguir as informações e saiba como funciona o cálculo do IPVA.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

publicidade
Imagem: Mtrans

Como funciona o cálculo do IPVA?

Apesar do cálculo acontecer de forma automática muitos contribuintes gostam e querem saber como funciona os valores que são determinados pelo Detran. De forma bem simples, basta multiplicar o valor do veículo pela alíquota.

O valor de mercado pode ser acessado através do portal da tabela FIPE. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Fipe
  •  Vá para o valor;
  •  Insira as informações pedidas .
publicidade

Existem algumas punições, previstas em lei, para os condutores que não arcarem com a taxa. É cobrada uma multa de 0,33% por dia de atraso mais juros de mora. Além disso, caso o atraso ultrapasse mais de 60 dias, o percentual sobe para 20%. Confira outras consequências previstas:

Nome é inserido na dívida ativa: o contribuinte tem o CPF incluído nos órgãos de proteção ao crédito; Apreensão do veículo: quando há o débito do IPVA, o condutor negativado não pode fazer o licenciamento. Dessa forma, os documentos não são validados e o Detran pode apreender o automóvel.

Fonte: Concursos no Brasil


Qual o valor do IPVA do Fiat Argo?

Como mencionado acima, para saber o valor do IPVA é necessário saber o preço do veículo. Atualmente o Fiat Argo está no valor de R$ 77.874. Sendo assim, levando em consideração o cálculo, basta multiplicar o valor pela alíquota do seu estado.

Imagem: Portal SIMTRANS
publicidade

Tendo como exemplo o estado de São Paulo que tem a maior alíquota equivalente a 4%, o valor do IPVA seria de R$ 3114,96.

Por fim, é importante lembrar que o valor do IPVA varia a depender de cada região . Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 Fiat Argo, continue acompanhando este Portal. 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 Fiat Argo: Tabela, Valor Venal, Cálculo e Alíquotas

publicidade
Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.