IPVA 2023 PB: Consulta, Prazo, Valor, Boleto, Desconto e Isenção

O IPVA 2023 PB tem sido um dos assuntos mais comentados. Em razão disso, identificamos esclarecimentos sobre consulta, tabela, valores, pagamento e calendário do IPVA 2023 PB. Para mais detalhes, acompanhe o texto abaixo.

publicidade
IPVA 2023 PB
IPVA 2023 PB Imagem: Prepara Enem

Como imprimir o IPVA 2023 PB?

Como forma de facilitar a vida dos contribuintes, o IPVA de 2023 pode ser acessado através do Portal da Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba. Para gerar o boleto e acessar a dívida, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
  •  Acesse o portal da Secretaria da Fazenda da Paraíba clicando aqui;
Imagem: Sefaz PB
  •  Vá para serviços;
  •  Clique em emitir boleto;
  •  Insira as informações pedidas;
  •  Clique em avançar.
publicidade

No momento da busca, o portal pergunta ao internauta se o serviço será para cidadão ou empresa.

As informações pedidas no site contam com:

  • Tipo de documento;
  • Número de documento;
  • Informações sobre o veículo;
  • Tipo de emissão.
publicidade

Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre  IPVA 2023 PB.


Qual o valor do IPVA da Paraíba?

O valor do Imposto veicular na Paraíba depende de cada veículo. No que se refere ao cálculo do IPVA são levadas em considerações informações sobre alíquota e o valor venal. Eis o motivo que o mesmo veículo pode ter IPVA diferentes em várias regiões do país. 

publicidade

Para acessar o valor do imposto veicular e as multas em seu nome, caso haja, basta entrar em contato por meio do site da Secretaria da Fazenda através da aba consultar débitos.

O acesso das informações referentes a IPVA também podem ser conseguidos através do Detran da Paraíba. O site da Secretaria da Fazenda informa que os contribuintes não recebem mais o boleto em domicílio.

Imagem: Portal Contábeis
publicidade

Veja mais informações e saiba quais são os descontos ofertados para pagamento de IPVA na Paraíba.


Formas de pagamento do IPVA na Paraíba

O pagamento pode ser feito de forma a vista ou parcelado. As pessoas que escolherem pagar o valor em sua totalidade receberão um desconto equivalente a 10%. O prazo limite para pagamento será no último dia útil do mês.

publicidade

O IPVA pode ser parcelado em até 3 vezes ou pago na modalidade cota única no dia estabelecido pela tabela do IPVA PB.

O portal da Secretaria da Fazenda disponibiliza parcelamento para que você possa quitar o seu débito ao realizar um acordo pelo site.

Por meio do Nota Cidadã o contribuinte pode conseguir descontos. O programa funciona como uma forma de incentivo à inserção do CPF na nota fiscal. Para conseguir os benefícios é preciso entrar no portal da campanha.

publicidade
Imagem: Portal do Trânsito

No que se refere à isenção do tributo:

Já os veículos fabricados até o ano de 2006 estão isentos do IPVA. Conforme legislação, os veículos com mais de 16 anos de uso é isento de pagar o IPVA no Estado da Paraíba. A isenção é automática. O contribuinte precisa pagar apenas as taxas do Detran-PB.

Os proprietários de veículos que estão nas categorias de isentos de IPVA têm duas formas de protocolar a documentação do requerimento da isenção de 2022. Ele pode enviar por e-mail ou então ir, pessoalmente, em uma das 20 repartições fiscais do Estado.

Na opção do e-mail, o cidadão precisa enviar os documentos solicitados, em formato de PDF, para o e-mail: [email protected]

Os documentos básicos em PDF são: carteira de habilitação (CNH); CRLV (documento do carro); comprovante de residência; e laudo médico ou a autorização de compra do ICMS.

Fonte: Portal Correio

publicidade

Por fim, para mais detalhes sobre o IPVA 2023 PB, continue acompanhando nosso portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.