Se você possui veículo automotor e vive no estado do Acre, é necessário se atentar ao calendário do IPVA 2023, que já foi retomado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Acre, a Sefaz-AC, pois os contribuintes que não pagarem a 2ª Parcela do IPVA AC Placa Final 3 e 4 neste mês de março ficarão sujeitos a multa.
Como pagar a 2ª parcela do IPVA AC Placas 3 e 4
O prazo para os proprietários de veículos com placa 3 e 4 efetuarem o pagamento da segunda parcela do IPVA se encerra neste dia 31 de março.
Para realizar o pagamento, é necessário que o proprietário do veículo faça a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que está disponível no site oficial do Detran AC.
Também é possível se dirigir presencialmente ao Posto Fiscal do IPVA que se encontra nas dependências do Detran, ou ainda, ir até alguma das agências da Secretaria da Fazenda de seu município.
Atualmente, existe também a opção de realizar o pagamento por meio do PIX, o que se torna uma vantagem já que a compensação acontece em pelo menos 20 minutos, e o proprietário não precisa se deslocar até uma agência bancária para fazer a operação.
Veja abaixo o calendário completo de pagamento da segunda parcela IPVA AC 2023
- Finais 1 e 2: 28 de fevereiro
- Finais 3 e 4: 31 de março
- Final 5: 28 de abril
- Final 6: 31 de maio
- Final 7: 30 de junho
- Final 8: 31 de julho
- Final 9: 31 de agosto
- Final 0: 29 de setembro
Onde consultar o valor do IPVA AC 2023?
É possível fazer a consulta do valor do IPVA 2023 através do site do Departamento Estadual de Trânsito do Acre, que é o responsável por informar os débitos relacionados ao imposto. O sistema fornece informações dos veículos emplacados somente no próprio estado.
Para fazer a consulta, basta acessar o portal do Detran-AC seguindo o passo a passo:
- Acesse o site oficial do Detran-AC, clicando neste link;
- Na lateral direita, clique na opção Portal de Serviços;
- Na janela seguinte, encontre a opção Emissão de Débitos do Veículo;
- Digite as informações de Placa e Renavam e clique em Consultar Veículo
O próprio sistema encontrará e disponibilizará informações relacionadas aos débitos deste ano e de anos anteriores (caso haja). Basta acessar o boleto para o pagamento do IPVA salvando em PDF ou imprimindo.
O que acontece com quem não efetuou o pagamento?
O não pagamento do IPVA incorre em problemas como débitos com a Secretaria da Fazenda e o Departamento de Trânsito do estado. Por isso, o veículo pode até vir a ser apreendido se for encontrado em situação de irregularidade.
Além disso, pode ocorrer multa por atraso e outros processos administrativos que ficam pendentes até que o proprietário faça a devida quitação da dívida. Também não será possível fazer nenhuma transferência de titularidade ou retirar segunda via de documentação.