Se você possui veículo automotor e vive no Rio de Janeiro, é necessário se atentar ao calendário do IPVA 2023, que já foi retomado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, a Sefaz-RJ, pois os contribuintes que não pagarem a 3ª Parcela do IPVA RJ Placa 8 neste mês de abril ficarão sujeitos a multa.
Como pagar a 3ª parcela do IPVA RJ Placa 8
O prazo para os proprietários de veículos com placa final 8 efetuarem o pagamento da terceira parcela do IPVA se encerra no próximo dia 14 de abril.
Para realizar o pagamento, é preciso emitir a Guia de Regularização de Débitos (GRD) através de um hotsite do Banco Bradesco, que você acessa clicando aqui.
É preciso digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o CPF ou CNPJ do proprietário.
Além disso, é necessário gerar um segundo boleto, o da GRT (Guia de Regularização de Taxas), que serve para o pagamento da Taxa de Licenciamento. Anteriormente, essa guia vinha embutida no IPVA, mas houve uma mudança e é preciso pagá-la separadamente. Você pode gerar a GRT no mesmo site do Bradesco.
Para realizar o pagamento, basta se dirigir a alguma agência bancária ou utilizar o Internet Banking.
Veja abaixo o calendário completo de pagamento da terceira parcela IPVA RJ 2023
- Final 0: 27 de março
- Final 1: 28 de março
- Final 2: 29 de março
- Final 3: 04 de abril
- Final 4: 05 de abril
- Final 5: 11 de abril
- Final 6: 12 de abril
- Final 7: 13 de abril
- Final 8: 14 de abril
- Final 9: 18 de abril
Onde consultar o valor do IPVA 2023 RJ?
É possível fazer a consulta do valor do IPVA 2023 através do site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, que é o responsável por informar os débitos relacionados ao imposto.
Para fazer a consulta, basta acessar o portal do Detran-RJ seguindo o passo a passo:
- Acesse o site oficial do Detran-RJ, clicando neste link;
- Role a página até encontrar a opção “Veículos”;
- Clique em IPVA e siga as orientações.
O que acontece com quem não efetuou o pagamento?
Caso o proprietário do veículo não efetue o pagamento do tributo e seja parado, ele será multado não pela falta de pagamento do IPVA, mas sim pela falta de licenciamento, uma vez que não é possível que o veículo esteja licenciado sem o IPVA pago.
Isso poderá incorrer na apreensão do veículo e, além de ter que pagar pelo IPVA e pelas multas correspondentes, o proprietário ainda terá que pagar pela taxa relacionada à quantidade de dias em que o veículo ficou ocupando o pátio do Detran.