Último prazo para pagar a cota única do IPVA SC Placa final 3

Se você possui veículo automotor e vive no estado de Santa Catarina, é necessário se atentar ao calendário do IPVA 2023, que já foi retomado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado do Acre, a Sefaz-SC, e o prazo final para pagar a cota única do IPVA SC Placa Final 3 se encerra neste dia 31 de março.

Cota única do IPVA SC Placa final 3
Cota única do IPVA SC Placa final 3

Como pagar a Cota Única do IPVA SC Placa Final 3

Para realizar o pagamento, o contribuinte pode utilizar o autoatendimento do banco de sua preferência, bem como aplicativos e sites oficiais de instituições financeiras.

Para saber o valor do seu IPVA, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado, clicando aqui, e informar o número do Renavam e a placa do seu veículo. As informações estarão disponíveis automaticamente no sistema. Por lá, também é possível gerar o boleto e fazer o pagamento.

Veja abaixo o calendário completo de pagamento do IPVA SC 2023 Cota Única Placa Final 3

 

  • Final 1: 31 de janeiro
  • Final 2: 28 de fevereiro
  • Final 3: 31 de março
  • Final 4: 30 de abril
  • Final 5: 31 de maio
  • Final 6: 30 de junho
  • Final 7: 31 de julho
  • Final 8: 31 de agosto
  • Final 9: 30 de setembro
  • Final 0: 31 de outubro
Calendário IPVA SC (Fonte Detran SC)
Calendário IPVA SC (Fonte: Detran SC)

O que acontece com quem não efetuou o pagamento?

O não pagamento do IPVA 2023 incorre em problemas como débitos com a Secretaria da Fazenda e o Departamento de Trânsito do estado. Por isso, o veículo pode até vir a ser apreendido se for encontrado em situação de irregularidade.

Além disso, pode ocorrer multa por atraso e outros processos administrativos que ficam pendentes até que o proprietário faça a devida quitação da dívida. Também não será possível fazer nenhuma transferência de titularidade ou retirar segunda via de documentação.

Qual o Valor do IPVA?

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre a maneira como é calculado o valor do IPVA, por isso, é importante esclarecer. Existem dois fatores preponderantes para se estabelecer o valor do imposto, que são a alíquota (que representa a porcentagem do valor do veículo na qual incidirá o imposto) e o valor do veículo na tabela FIPE.

Assim, basta pegar o valor de mercado do veículo e multiplicar pela alíquota, que é de 2,00% em Santa Catarina, para se obter o valor do IPVA.

O valor arrecado no imposto é dividido igualmente entre o governo do estado e os municípios. Sendo assim, o estado fica com 50% e repassa os 50% restantes às prefeituras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.