IPVA 2023 RS: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 RS é um dos tributos obrigatórios e que precisam ser pagos pelos sulistas. Dessa forma, separamos dicas de como realizar a consulta do imposto, além do valor, possibilidades de pagamento e descontos atribuídos pelo estado. Continue acompanhando mais detalhes e saiba como funciona o IPVA 2023 RS.

publicidade
IPVA 2023 RS
IPVA 2023 RS

O que é IPVA?

O IPVA é um tributo que deve ser pago por todos os proprietários de veículos. Os valores são atribuídos pelo Detran de cada estado, este órgão estabelece também as formas de pagamento e os descontos.

publicidade

O valor venal e a alíquota também influenciam no valor final do tributo. As alíquotas são percentuais que variam a depender de cada localidade e o valor venal leva em consideração a tabela FIPE.

Os valores arrecadados pelo IPVA servem para custear as necessidades do estado. Além disso, ao contrário do que muita gente pensa ele não é usado apenas para assuntos relacionados ao trânsito.

Os fundos são direcionados para educação, saúde e cultura, por exemplo. Veja mais detalhes sobre o tributo e saiba quais são as formas de pagamento do IPVA 2023 RS.

publicidade

✓ Veja outras informações importantes sobre o IPVA:


Quais são as formas de pagamento do IPVA RS?

O IPVA Rio Grande do Sul pode ser pago parcelado ou à vista. De acordo com o Detran do estado, o pagamento à vista recebe um desconto de 10%.

publicidade

Quem deseja parcelar o débito pode fazer o pedido e dividir em até 6x sem juros. O órgão ainda informa que se o pagante realizar a primeira parcela ainda em janeiro, recebe descontos nos meses subsequentes equivalentes a 10%, 6% e 3%.

Por mais que especialistas defendam que o pagamento do IPVA deve ser feito à vista para evitar transtornos, algumas pessoas escolhem parcelar para não comprometer muito a renda.

publicidade

Caso o pagante deseje mais parcelas precisa realizar a petição junto às empresas credenciadas informadas no próprio portal do Detran RS.

Clientes do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco e Sicredi podem acessar os portais dos bancos e realizar o pagamento do IPVA 2023 RS.

Porém, quem não tem contas conveniadas precisam se dirigir presencialmente aos correspondentes bancários.

publicidade

Contudo, a consulta pode ser feita pelo portal do Detran. Veja mais detalhes sobre datas e consulta do IPVA no Rio Grande do Sul.


Datas do pagamento do IPVA 2023 Rio Grande do Sul

De acordo com a última tabela lançada pelo Detran do estado, os vencimentos variam a depender do final da placa veicular.

  • 1 e 2: 25 de abril;
  • 3 e 4: 26 de abril.
  • 5 e 6: 27 de abril.
  • 7 e 8: 28 de abril.
  • 9 e 0: 29 de abril.
publicidade

É importante lembrar que as datas podem ser modificadas. Caso isso aconteça, nosso portal se encarregará de realizar as atualizações.

✓ Fique por dentro da IPVA 2023:

publicidade

Como consultar o IPVA 2023 RS?

Para consultar a pendência do IPVA 2023 RS, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

publicidade

  • Faça o cadastro;
  • Clique em consulta de veículos;
  • Informe os dados e clique em consultar.

Pela Secretaria da Fazenda também pode ser efetuada a consulta. Existe um aplicativo para consulta das pendências do IPVA no Rio Grande do Sul.

O aplicativo se chama IPVA RS. Para fazer o download clique aqui.

publicidade

Para mais detalhes, continue acompanhando nosso portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 RS: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.