Consultar IPVA 2023: Valor, Datas e Guia de Pagamento (Detran e Sefaz)

Como consultar IPVA 2023 é uma das maiores dúvidas entre os contribuintes. Além disso, o Detran e o Portal da Secretaria da Fazenda disponibilizam informações dos tributos. Por isso, separamos detalhes e esclarecimentos sobre como consultar IPVA 2023

Consultar IPVA 2023
Consultar IPVA 2023

O que é IPVA?

O IPVA chegou para substituir a taxa rodoviária única. Contudo, é importante dizer que os valores obtidos com os tributos, são designados para as necessidades do município e do estado. As principais áreas beneficiadas são: saúde, educação, transporte e lazer.

De categoria obrigatória, a taxa de licenciamento permite que haja a livre circulação do veículo. Sobre a cobrança, é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito de cada estado estabelecer valores, prazos e condições para pagamento.

O pagamento do IPVA em dia garante descontos, permite que o contribuinte realize o licenciamento sem problemas. Além é claro de evitar multas.

consultar IPVA 2023

Os descontos para pagamento são oferecidos para quem faz o pagamento total, ou seja, à vista. Veja a seguir mais detalhes e saiba como consultar IPVA 2023. 


Guia de pagamento IPVA 2023

As guias de pagamento do tributo e o valor estabelecido DETRAN do estado, leva em consideração o valor venal do veículo. Este cálculo tem como base a tabela FIPE da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e alíquota específica de cada localidade.

No estado do Amazonas, por exemplo, o desconto no IPVA é oferecido para o pagamento antecipado ou na modalidade crônica, pode ser de até 30%.

O pagamento parcelado também é oferecido e o contribuinte pode optar por parcelar o valor pendente em até 12 vezes no cartão de crédito. Os juros são estabelecidos pela empresa do cartão.

Alguns estados mantêm os descontos se o contribuinte realizar o parcelamento em até 3 vezes e pagar a primeira parcela do primeiro mês do ano. Verifique as condições do seu estado.

✓ Fique por dentro das informações sobre o IPVA:

A guia de pagamento serve para consultar IPVA 2023 pois ela oferece valores, datas, etc. Além é claro de oferecer informações sobre multas e outras pendências do contribuinte.

O pagamento do IPVA 2023 pode ser feitoatravés das agências conveniadas, casas lotéricas ou por meio do Internet Banking, e alguns estados permitem até o pagamento via PIX, que possibilita que o contribuinte quite o débito de forma prática e rápida.

✓ Fique bem informado com os nossos artigos:


Como consultar IPVA 2023

A consulta do imposto veicular pode ser feita através do Detran ou da Secretaria da Fazenda de seu estado. Como exemplo, vamos usar o portal do estado do Paraná:

  •  Primeiramente, acesse o Portal oficial da SEFAZ do seu estado. Para o do Paraná, você pode clicar aqui;
  •  Em seguida, clique na aba “consultar débitos e guias para pagar o IPVA/PR”;
  • Então, informe o número do Renavam.

Por meio do Portal da Secretaria da Fazenda do seu estado, também é possível a identificação dos débitos e o acesso a guia de pagamento do IPVA. 

Os pagamentos são separados por datas, conforme o último número da placa do automóvel do contribuinte.

Multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros com base na taxa Selic (atualmente em 9,25% ao ano). Depois de 60 dias, a multa chega ao teto de 20% do valor do IPVA.

Quem não pagar terá o débito inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual). Como o imposto é estadual, a alíquota varia de acordo com cada Estado.

Fonte: Portal Isto é

Por meio do calendário disponibilizado no Detran também é possível saber datas de pagamento de outros tributos, além da realização do licenciamento, taxa obrigatória, necessária e anual.

Para mais detalhes sobre como consultar IPVA 2023 e outros débitos veiculares continue acompanhando este site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.6 / 5. Número de votos: 73

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.