IPVA 2023 SP: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

As novas regras referentes ao IPVA 2023 SP se iniciaram. Por conta disso, preparamos um texto informativo com intuito de trazer dicas principalmente para os paulistas. A seguir oferecemos informações sobre o pagamento, Detran, calendário e datas do IPVA 2023 SP.

publicidade
IPVA 2023 SP
IPVA 2023 SP

Quando surgiu o IPVA?

O IPVA surgiu com intuito de substituir a Taxa Rodoviária Única mais conhecida como TRU.

publicidade

O principal destino dos valores arrecadados era para o sistema de transportes. Já com o IPVA, os valores são destinados às necessidades do estado ou município como a saúde, educação, mobilidade urbana entre outros. 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores mais conhecido como IPVA é de responsabilidade de todos os proprietários de veículos.

O valor do IPVA é determinado pelo Departamento Estadual de Trânsito no qual também estabelece formas de pagamento e tem a função de realizar as cobranças informadas.

publicidade

Para estabelecimento do valor é realizado um cálculo que utiliza como base o valor venal com percentual que pode variar entre 1,5% e 4% .

IPVA 2023 SP

Caso haja inadimplência, o proprietário fica impossibilitado de realizar o licenciamento veicular e portanto, o veículo não pode circular em vias públicas. Veja a seguir detalhes e saiba tudo sobre o IPVA 2023 SP.

publicidade

✓ Veja mais informações obre IPVA 2023:


Qual o valor do IPVA 2023 SP?

O valor do IPVA 2023 SP varia a depender do tipo de veículo, ano entre outros fatores.

publicidade

Os veículos que mais sofreram valorização – e portanto aumento no tributo veicular – são os caminhões. Logo em seguida vem as camionetas e motocicletas.

A última divulgação revela que o pagamento do IPVA pode ser feito a partir do dia 10 de janeiro e oferece um desconto de 9% quem deseja realizar o pagamento em sua totalidade. Já para os pagantes que vão realizar a quitação no mês de fevereiro, o desconto é de 5% para pagamento à vista.

O parcelamento disponibilizado pelo Detran é de até 5 vezes. Essa foi uma conquista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que aprovou o novo projeto de lei no dia 15 de Dezembro de 2021. Anteriormente, o valor do tributo poderia ser parcelado em no máximo 3 vezes.

publicidade

A taxa estabelecida para falta de pagamento na data devida é de 0,33% por dia de atraso acrescido de juros que leva em consideração a taxa SELIC.

✓ Acompanhe de perto as notícias sobre o IPVA 2023:

publicidade

IPVA 2023 SP

De acordo com a tabela, as datas para pagamento leva em consideração o final da placa veicular.

  • 1: 10 de janeiro;
  • 2: 11 de janeiro;
  • 3: 12 de janeiro;
  • 4: 13 de janeiro;
  • 5: 14 de janeiro;
  • 6: 17 de janeiro;
  • 7: 18 de janeiro;
  • 8: 19 de janeiro;
  • 9: 20 de janeiro;
  •  e final 0: 21 de janeiro.
publicidade

Como consultar o valor do IPVA 2023 SP?

O valor do IPVA 2023 SP pode ser acessado no portal da Secretaria da Fazenda, seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o portal aqui;

publicidade
  • Vá para serviços;
  • Clique em IPVA;
  • Escreva os dados pedidos e envie.

O contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo. Para isso é necessário quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA e, se for o caso, multas de trânsito.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-0170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.

Fonte: Secretaria da Fazenda

Com o processo todas as informações serão liberadas, assim como boletos. Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 SP, continue acompanhando este portal. 

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 SP: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.