IPVA Atrasado 2023: Pagamento, Parcelamento e 2ª Via do Boleto

O IPVA atrasado 2023 é um dos assuntos mais buscados pelos proprietários de veículos. Por conta disso, separamos mais informações sobre parcelamento, pagamento, como conseguir a 2ª via de boleto e como consultar o IPVA atrasado 2023.

publicidade
IPVA atrasado 2023
IPVA atrasado 2023

O que é e como funciona o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito, mais conhecido como Detran para todos os proprietários de veículos.

publicidade

Dessa forma, os estados são responsáveis pela liberação de calendários, formas de pagamento, forma de acesso, assim como facilidades para quitação de débito.

Como tributo de categoria obrigatória os contribuintes que não cumprirem o pagamento no calendário proposto pelo Detran podem sofrer multas, juros e algumas penalidades.

Vale lembrar também que as pessoas que não realizaram o pagamento do IPVA estão impossibilitadas de fazer o licenciamento e receberem a CRLV- Certificado de Registro e Licenciamento Veicular.

publicidade

Este é o documento necessário para permitir a livre circulação veicular. Continue mais detalhes saiba como quitar o IPVA atrasado 2023.


Quais são as formas de pagamento IPVA atrasado 2023?

As formas de pagamento do IPVA são na modalidade parcelamento de cota única.

A cota única como o próprio nome diz deve-se ao pagamento à vista. Sendo assim, os Detrans estabelecem o percentual de desconto que varia entre 5% até 20% com o intuito de incentivar os contribuintes a quitar o débito em sua totalidade.

publicidade

✓ Veja os artigos mais buscados de 2023:

Entretanto, algumas pessoas que não conseguem fazer a regularização do valor total do IPVA podem realizar o parcelamento.

publicidade

É importante lembrar que no calendário do IPVA são informados valores além de datas e descontos proporcionados aos contribuintes. Veja a seguir mais detalhes saiba como funciona o IPVA atrasado 2023.


Como realizar o parcelamento do IPVA atrasado 2023?

As pessoas que não conseguiram regularizar o IPVA 2023, podem regularizar a pendência através do portal oficial do órgão.

Dessa forma, o contribuinte pode visualizar o débito assim como o parcelamento da pendência no próprio Portal. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
  • Acesse o site do Detran da sua região;

  • Clique em consultar débitos;
  • Preencher as informações necessárias e realizar o envio.
publicidade

Acima usamos o exemplo da cidade do Rio de Janeiro principalmente pelo fato de que as consultas nos portais do Detran não tendem a se diferenciar entre os sites. Veja  a seguir mais detalhes e saiba sobre o IPVA atrasado 2023.


Onde acessar a 2ª via do boleto IPVA atrasado 2023?

As pessoas que desejarem  o acesso da segunda via do boleto do IPVA podem realizar o procedimento através do site. 

É importante lembrar que a Secretaria da Fazenda do Estado também é um órgão que pode esclarecer as dúvidas e realizar atendimentos relacionados ao IPVA.

publicidade

Por meio da Sefaz, o contribuinte tem acesso a segunda via de boleto IPVA 2023, parcelamentos, novas formas de pagamento e muito mais.

É sempre importante esclarecer que se o contribuinte desejar parcelar o IPVA em uma maior quantidade de parcelas, pode realizar o procedimento utilizando o cartão de crédito.

Porém é fundamental frisar que a empresa do cartão de crédito se torna a responsável pelas cobranças e  por estabelecer multas ou possíveis juros.

publicidade

✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:

Vale lembrar, ainda, que se o veículo for apreendido, o proprietário deverá regularizar a situação do bem. Pagar não só o valor do imposto, mas as multas e as taxas para retirar o automóvel do pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Fonte: Portal Autopapo UOL

Para mais detalhes sobre o IPVA atrasado 2023, continue acompanhando este Portal.

publicidade

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.