O pagamento do IPVA 2023 tem regras específicas para cada localidade. Dessa forma, há dúvidas quanto ao acesso do tributo. Por isso verificamos as informações no texto a seguir trouxemos as principais dicas, regras e descontos para o pagamento do IPVA 2023.
O que é IPVA?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo de categoria estadual no qual tem como função arrecadar os valores dos proprietários de automóveis como por exemplo caminhões, carros, motos e ônibus.
Vale lembrar que cada estado determina o valor do IPVA, assim como os percentuais de desconto e as formas de pagamento de cada contribuinte.
O valor do IPVA pode variar entre 1% e 6%. Para realizar o cálculo, é preciso levar em consideração a tabela estabelecida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecido como FIPE.
✓ Veja mais informações relevantes sobre o IPVA:
O destino dos valores arrecadados pelo IPVA mudou
Antes, na época da TRU – Taxa Rodoviária Única os valores eram determinados para a construção de estradas ou rodovias, atualmente não há um destino específico podendo ser direcionado à saúde, assistência social, transporte entre outros.
Veja mais detalhes a seguir e saiba como funciona o pagamento do IPVA 2023.
Como efetuar o pagamento do IPVA 2023?
Como mencionado acima, as formas de pagamento do IPVA 2023 podem ter regras estabelecidas de acordo com cada estado. Porém, vale frisar que o pagamento pode ser feito de maneira parcelada ou à vista.
O valor pago em sua totalidade tem descontos estabelecidos por cada estado que variam entre 5% até 20%. Já o parcelamento acontece de duas formas:
O contribuinte pode pagar o valor parcelado levando em consideração calendário estabelecido pelo Detran do Estado no qual não há acréscimo de juros ou multas. Isso vale para pagamentos do IPVA dentro do prazo.
Se o contribuinte necessitar de um prazo maior, é preciso fazer um parcelamento extra com o cartão de crédito. Nessa modalidade de pagamento, multas, juros ou encargos são de responsabilidade da empresa do cartão.
✓ Veja os artigos mais acessados do site:
O Departamento Estadual de Trânsito também é responsável pela liberação das regras e dos boletos aos pagantes. Separamos aqui um passo-a-passo a fim de auxiliar o contribuinte em qualquer dúvida na consulta e pagamento do IPVA em 2023.
Como consultar o pagamento do IPVA 2023?
Para consultar o pagamento do IPVA é necessário acessar o portal oficial do Detran. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal do Detran do seu estado, usaremos o portal do Sefaz SP como exemplo;
- Clique em impostos;
- Vá para IPVA;
- Preencha os dados pedidos e envie.
O não pagamento de impostos deste tipo também leva o cidadão a contrair uma dívida ativa, um cadastro dos governos (estadual, municipal e federal), que reúne dívidas públicas como o próprio IPVA, IPTU, multas de trânsito ou ambientais.
De acordo com a professora de Economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Juliana Inhasz, pensar estrategicamente antes de fazer o pagamento do IPVA faz muita diferença para o seu bolso.
Fonte: Portal Creditas
Segundo especialistas, o pagamento do IPVA à vista traz mais vantagens, além da certeza de estar sempre em dia com o Detran do seu estado.
Por meio do portal do Detran também é possível realizar outros acessos, como segunda via, habilitação ou pagamentos de multas.
Geralmente, para acessar os boletos, descontos ou tabelas é necessário informar o número do Renavam e ter informações próprias de cada veículo.
Para mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2023, continue acompanhando este Portal.