Pagamento do IPVA 2023: Consultar Datas, Regras e Descontos (Tabela)

O pagamento do IPVA 2023 tem regras específicas para cada localidade. Dessa forma, há dúvidas quanto ao acesso do tributo. Por isso verificamos as informações no texto a seguir trouxemos as principais dicas, regras e descontos para o pagamento do IPVA 2023.

publicidade
Pagamento do IPVA 2023
Pagamento do IPVA 2023

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo de categoria estadual no qual tem como função arrecadar os valores dos proprietários de automóveis como por exemplo caminhões, carros, motos e ônibus.

publicidade

Vale lembrar que cada estado determina o valor do IPVA, assim como os percentuais de desconto e as formas de pagamento de cada contribuinte.

O valor do IPVA pode variar entre 1% e 6%. Para realizar o cálculo, é preciso levar em consideração a tabela estabelecida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecido como FIPE.

✓ Veja mais informações relevantes sobre o IPVA:

publicidade

O destino dos valores arrecadados pelo IPVA mudou

Antes, na época da TRU – Taxa Rodoviária Única os valores eram determinados para a construção de estradas ou rodovias, atualmente não há um destino específico podendo ser direcionado à saúde, assistência social, transporte entre outros.

pagamento do IPVA 2023

publicidade

Veja mais detalhes a seguir e saiba como funciona o pagamento do IPVA 2023.


Como efetuar o pagamento do IPVA 2023?

Como mencionado acima, as formas de pagamento do IPVA 2023 podem ter regras estabelecidas de acordo com cada estado. Porém, vale frisar que o pagamento pode ser feito de maneira parcelada ou à vista.

O valor pago em sua totalidade tem descontos estabelecidos por cada estado podendo ir de 5% até 20%. Já o parcelamento existe de duas formas.

publicidade

O contribuinte pode pagar o valor parcelado levando em consideração calendário estabelecido pelo Detran do Estado no qual não há acréscimo de juros ou multas. Isso vale para pagamentos do IPVA dentro do prazo

Se o contribuinte necessitar de um prazo maior, é preciso fazer um parcelamento extra com o cartão de crédito. Nessa modalidade de pagamento, multas, juros ou encargos são de responsabilidade da empresa do cartão.

✓ Veja os artigos mais acessados do site:

publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito também é responsável pela liberação das regras e dos boletos aos pagantes. Separamos aqui um passo-a-passo a fim de auxiliar o contribuinte em qualquer dúvida na consulta e pagamento do IPVA em 2023.

publicidade

Como consultar o pagamento do IPVA 2023?

Para consultar o pagamento do IPVA é necessário acessar o portal oficial do Detran. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  Acesse o portal do Detran do seu estado, usaremos o portal do Sefaz SP como exemplo;
  •  Clique em impostos;
  •  Vá para IPVA;
  •  Preencha os dados pedidos e envie.
publicidade

O não pagamento de impostos deste tipo também leva o cidadão a contrair uma dívida ativa, um cadastro dos governos (estadual, municipal e federal), que reúne dívidas públicas como o próprio IPVA, IPTU, multas de trânsito ou ambientais.

De acordo com a professora de Economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Juliana Inhasz, pensar estrategicamente antes de fazer o pagamento do IPVA faz muita diferença para o seu bolso.

Fonte: Portal Creditas

Segundo especialistas, o pagamento do IPVA à vista traz mais vantagens, além da certeza de estar sempre em dia com o Detran do seu estado.

pagamento do IPVA 2023

publicidade

Por meio do portal do Detran também é possível realizar outros acessos, como segunda via, habilitação ou pagamentos de multas.

Geralmente, para acessar os boletos, descontos ou tabelas é necessário informar o número do Renavam e ter informações próprias de cada veículo.

Para mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2023, continue acompanhando este Portal.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Pagamento do IPVA 2023: Consultar Datas, Regras e Descontos (Tabela)

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.