Emitir Boleto do IPVA 2023: Como Consultar, Emitir 2ª Via e Pagar IPVA?

Como emitir boleto do IPVA 2023 é uma das dúvidas mais comuns entre os contribuintes. Por isso selecionamos as principais informações sobre emitir a 2ª via e como o pagamento pode ser realizado. Continue acompanhando e veja como emitir boleto do IPVA 2023.

publicidade
Emitir boleto do IPVA 2023
Emitir boleto do IPVA 2023

Como funciona a cobrança do IPVA?

O IPVA é um imposto veicular que precisa ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos. Como a cobrança acontece de forma anual, é de responsabilidade do Departamento Estaduais de Trânsito de cada estado liberar datas, valores, prazos e condições de pagamento.

publicidade

Como a cobrança é anual, alguns estados enviam boletos à casa dos contribuintes para a realização do pagamento.

Caso contrário, os mesmos precisam acessar o Portal do Detran junto ao sistema cadastral, informar o número do Renavam e o CPF e acessar todas as pendências existentes.

Vale lembrar que a realização obrigatória do licenciamento permite a livre circulação veicular, sendo assim, precisa ser feita todos os anos.

publicidade

Para liberação do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular mais conhecido como CRLV, não podem haver débitos preexistentes. Dessa forma, é preciso realizar o pagamento dos tributos, multas e encargos DPVAT, assim como todas as taxas existentes. 

Veja a seguir mais detalhes e saiba como emitir boleto do IPVA 2023.

publicidade

✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:


Onde pagar o IPVA?

O pagamento do IPVA pode ser feito levando em consideração as condições de pagamento à vista ou parcelado.

O contribuinte pode emitir boleto do IPVA 2023 e realizar o pagamento em espécie ou através do cartão de crédito. Por meio do Internet Banking também é possível que o contribuinte realize o pagamento dos débitos existentes no portal.

publicidade

Vale lembrar que após emitir boleto do IPVA 2023, o pagante pode direcionar as casas lotéricas ou bancos conveniados como:

  • Banco do Brasil,
  • Caixa Econômica,
  • Santander e
  • Itaú

Estes são alguns dos locais de pagamento do Imposto veicular.

publicidade

Porém, é importante lembrar que nem todos os estados pagam o imposto nas mesmas localidades, dessa forma, é imprescindível que no ato da consulta de pagamento o contribuinte tenha acesso aos locais em que recebem os boletos do IPVA em sua região.

Veja a seguir como consultar as pendências e realizar a emissão da 2ª via IPVA 2023.

publicidade

✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:


Como emitir boleto do IPVA 2023?

A emissão do boleto IPVA 2023 – assim como a consulta – do imposto deve ser feita no portal oficial do Detran no seu estado. Ao acessar o sistema, o contribuinte tem acesso a todas as pendências, débitos e multas existentes no portal.

Como mencionado, as condições de pagamento do IPVA são de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito, assim como calendários, datas e prazos.

publicidade

Para realizar a consulta do IPVA e ter acesso a todos os débitos e formas de quitação das pendências, basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  Acesse o portal do Detran do seu estado;
  •  Clique em Sistemas;
  •  Clique em IPVA;
  •  Informe os dados necessários;
  •  Realize o envio.
publicidade

Os dados pedidos têm a ver com o número de RENAVAM. A emissão da 2ª via da guia do IPVA também é possibilitada pelo portal. Alguns estados apresentam aplicativo de forma que facilite a vida do contribuinte.

Para mais detalhes sobre formas de emitir boleto do IPVA 2023 e regularizar pendências, continue acompanhando este Portal.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

publicidade
Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.