IPVA 2023 RJ: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 RJ é um dos tributos obrigatórios mais temidos pelos contribuintes. Por conta da sua importância, separamos todas as informações necessárias para realização da consulta, tabela, equivalente ao calendário, valor e pagamento do IPVA 2023 RJ.

IPVA 2023 RJ
IPVA 2023 RJ

Como funciona o pagamento do IPVA?

O IPVA é um tributo de categoria obrigatória e que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos. De responsabilidade do Detran de cada estado os tributos tem calendário próprio, cobrança de valores e possibilidades de pagamento.

A quitação do débito pode ser feita à vista ou parcelada e as localidades oferecem descontos para as pessoas que desejam realizar o pagamento em sua totalidade.

É válido lembrar que o IPVA é um dos impostos mais importantes e deve ser quitado até a realização do licenciamento. As pessoas que não cumprirem com as datas estabelecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito estão sujeitas
à multas e juros por cada dia de atraso.

Veja a seguir mais detalhes e saiba quais são as datas de pagamento e valores do IPVA 2023 RJ.

✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:

IPVA 2023 RJ


Alíquotas e formas de pagamento do IPVA RJ 2023

De acordo com o portal do SEFAZ-RJ, no Rio de Janeiro, o imposto pode ser pago com desconto de 3% em cota única ou em três parcelas iguais sem o benefício do desconto.

O pagamento será feito através da Guia de Regularização de Débito (GRD), que poderá ser retirada no portal do IPVA, da Secretaria Estadual de Fazenda ou no site do banco Bradesco .

Além disso, é necessário informar os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.


Calendário do IPVA RJ 2023

A princípio, o calendário pode ser acessado através do Departamento Estadual de Trânsito do Estado.

A Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro também é o órgão que disponibiliza as datas para os contribuintes. A tabela tem a principal função de informar os prazos para pagamento, assim como as datas para aquelas pessoas que desejam realizar o parcelamento da dívida.

Vale lembrar que as datas do IPVA 2023 RJ saíram e leva em consideração o final da placa veicular. Veja a seguir a tabela.

IPVA RJ 2023
Foto: Reprodução/TV Globo

✓ Veja mais informações sobre o IPVA:

Caso haja atraso de três parcelas, o contribuinte perde o direito às condições especiais de parcelamento do programa, além de ter seu nome inscrito na Dívida Ativa. O mesmo acontece se o primeiro pagamento não for feito em dia.


Como consultar o IPVA 2023 RJ?

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro é o órgão responsável por informar os débitos IPVA 2023 aos contribuintes. Contudo, os boletos de pagamento referentes a este imposto podem ser emitidos através do portal oficial da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro e do Banco Bradesco.

Para isso, basta que o motorista tenha em mãos o número do Renavam. Já a quitação do débito pode ser feita em qualquer agência bancária.

Para acessar o Portal do Detran do Rio de Janeiro basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  Acessar o Portal do Detran aqui;

IPVA 2023 RJ

  •  Clique em Sistemas.
  •  Vá para o IPVA.

Caso por algum motivo o proprietário não pague o tributo de forma correta, e seja parado em um comando, por exemplo, o condutor não será multado por falta de pagamento do IPVA, no entanto, será multado por falta de licenciamento, já que sem o IPVA pago, não há como licenciar o veículo.

Dessa forma, além da multa pela falta de licenciamento, a apreensão do veículo, o proprietário inadimplente ainda deverá estar preparado para pagar a taxa pelos dias em que o veículo ficar parado no pátio do Detran.

Fonte: Portal Garagem 360


 Quem tem direito a isenção do IPVA no Rio de Janeiro?

  • Portador de deficiência física, visual, intelectual ou autismo;
  • Diplomáticos;
  • Tratores e máquinas agrícolas;
  • Transporte escolar.
  • Taxis;
  • Moto-táxi;
  • Ônibus;
  • Micro-ônibus;
  • Transporte escolar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.