Cálculo do IPVA 2023: Como Calcular o IPVA? Valor Venal e Alíquotas

Muitas pessoas têm dúvida sobre a realização do cálculo do IPVA 2023 e como se dá a cobrança. O final valor leva em consideração as alíquotas. Essas são percentuais que funcionam como base para o momento do cálculo do IPVA 2023. Continue acompanhando detalhes e saiba tudo a seguir.

publicidade
Cálculo do IPVA 2023
Cálculo do IPVA 2023

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo  que deve ser pago anualmente. Ele é de categoria obrigatória e responsabilidade dos Estados, por meio dos órgãos do Detran. Já os calendários, assim como as formas de pagamento são disponibilizadas aos contribuintes.

publicidade

O estabelecimento de percentual de desconto no IPVA 2023 assim como informações referentes aos bancos conveniados, também é responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito.

O IPVA chegou para substituir a taxa rodoviária única e os valores arrecadados são distribuídos para áreas como a da saúde, educação, transporte e lazer.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da realização do cálculo do IPVA 2023 e algumas vezes não concordam com com o valor estabelecido pelos órgãos responsáveis. Por isso, disponibilizamos informações sobre como funciona o procedimento. Acompanhe abaixo.

publicidade

O que é valor venal?

Para a realização do cálculo do IPVA 2023, o valor venal e as alíquotas são utilizadas para estabelecimento do valor final. Porém, muitas vezes não se sabe qual o significado desses dois conceitos.

O valor venal compõe a base de cálculo do tributo veicular e se refere ao preço estabelecido que consta na tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

cálculo do IPVA 2023

publicidade

Para consultar o valor venal, é necessário ser proprietário comprador ou arrendatário do veículo já que precisa da CRLV para realização da consulta. Já as alíquotas são percentuais fixados por cada estado e varia a depender do tipo do veículo.

Cada estado estabelece um percentual para calcular o IPVA que pode variar entre 1% a 4%. Vale lembrar que algumas localidades estabelece os percentuais de acordo com a potência do veículo. Um exemplo disso são os estados do Pernambuco, Ceará e Alagoas.

✓ Veja mais informações sobre o IPVA:

publicidade

O estado do Maranhão estabelece o valor da alíquota de acordo com a faixa de preço do veículo.

publicidade

É importante lembrar também que devido esses valores serem modificáveis, o preço do IPVA varia a depender de cada estado. Veja a seguir mais detalhes e saiba como realizar o cálculo do IPVA 2023.


Como calcular o IPVA 2023?

Como mencionado, o IPVA leva em consideração valor venal e alíquota. Para realizar o cálculo, é necessário se atentar aos dois valores.

A alíquota é um percentual fixo e para ter acesso aos valores é preciso entrar em contato ou acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado.

publicidade

O segundo passo é descobrir o valor venal do veículo. Para isso, acesse a tabela FIPE. Nela contam as informações referentes ao ano de fabricação, modelo e marca.

Para realização do cálculo é necessário multiplicar o valor do carro pela alíquota. Depois dividir o resultado por 100.

O imposto sofre modificação anualmente e estima-se que o valor do IPVA 2023 sofrerá um reajuste de 20% ou mais. Veículos novos e seminovos também sofreram momentos significativos.

publicidade

✓ Confira os artigos mais acessados do nosso site:

publicidade

Sobre os débitos referentes a este impulso veicular é necessário acessar o site oficial do departamento de trânsito do seu estado. 

Para mais detalhes sobre o cálculo do IPVA 2023,  continue acompanhando o Portal.

 

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Cálculo do IPVA 2023: Como Calcular o IPVA? Valor Venal e Alíquotas

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.