IPVA 2023 MG: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 MG é um dos tributos mais temidos e um dos que mais trazem dúvidas aos contribuintes. Por conta disso, trouxemos esclarecimentos sobre consulta, valores, calendários e pagamentos. Mas não é só isso! Juntamente com as informações, explicamos também sobre as facilidades para quitar o seu IPVA 2023 MG.

publicidade
IPVA 2021 MG
IPVA 2023 MG

O que é IPVA?

O IPVA chegou para substituir a Taxa Rodoviária Única e possibilitar novos destino ao valor arrecadado.

publicidade

De categoria obrigatória, o imposto é cobrado anualmente para todos os proprietários e automóveis. Os valores e as condições de pagamentos para o IPVA são estabelecidas levando em consideração o Departamento de Trânsito de cada estado.

São estabelecidas também as datas para o pagamento. Os valores são modificados a depender da necessidade do município e o calendário estabelece a data não apenas do pagamento do valor à vista, mas também de forma parcelada.

A separação acontece levando em consideração o final da placa veicular.

publicidade

✓ Veja os artigos mais acessados sobre IPVA 2023:

IPVA 2023 MG

publicidade

Veja a seguir mais detalhes e conheça as formas de pagamento do IPVA 2023 MG.


Formas de pagamento IPVA 2023 MG

As formas de pagamento do IPTU 2023 em Minas Gerais são na modalidade à vista e parcelada. O pagante pode ter até 6% de desconto, levando em consideração o pagamento em sua totalidade e o bônus oferecido pelo programa “Bom Pagador”.

Para conseguir o desconto, o pagamento precisa estar atrelado ao Renavam de cada veículo. Os valores atualizados já foram disponibilizados para os pagantes.

publicidade

De acordo com o que foi estabelecido por Romeu Zema, governador do estado, devido a atual situação do país, os valores do imposto não sofreram ajustes.

Os dados divulgados também explicam que a tabela de vencimento só vai acontecer a partir do dia 21 de março. Os valores podem ser parcelados em até 3 vezes, sem desconto. Conheça a tabela de pagamento do IPVA 2023 MG.

✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:

publicidade

IPVA 2023 MG


Qual a data de vencimento do IPVA 2023 MG?

Assim como outros estados, Minas Gerais estabeleceu datas para quitação do débito por pessoas que escolheram pagar o valor à vista e aqueles que desejarem parcelar os débitos. Acompanhe o calendário seguindo o final da placa veicular.

publicidade
  • Final 1 e 2: 21 de março;
  • 3 e 4: 22 de março;
  • 5 e 6: 23 de março;
  • 7 e 8: 24 de março;
  •  e final 9 e 0: 25 de março. 

As parcelas subsequentes são para abril e maio. Para ter acesso aos débitos pode direcionar ao portal do Detran de MG ou através da Secretaria da Fazenda, siga o passo a passo abaixo:

publicidade

  • Vá para IPVA.
  • Siga para pagamento de IPVA.
  • Insira os dados pedidos e envie.

O site ainda oferece uma cartilha atualizada com a principal intenção de informar os pagantes.

publicidade

Valores de taxas, multas ou regras são informados na cartilha. O estado ainda oferece um aplicativo a fim de solucionar os problemas e facilitar o acesso do contribuinte.

Além disso, é importante possuir dispositivo Android que funcione com o Google Play. Pois não é possível transferir aplicações para utilização no computador.

A consulta da situação de veículos, neste aplicativo, é efetuada pelo número do RENAVAM constante do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) o usuário será informado sobre débitos do veículo junto à Secretaria de Estado de Fazenda.

Também poderá consultar a escala de vencimento do IPVA e ainda receber notificações sobre o vencimento do IPVA e Taxa de Licenciamento.

Fonte: Secretaria da Fazenda de MG

Para mais detalhes, continue acompanhando nosso portal.

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 MG: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.