Tabela do IPVA 2023: Datas de Pagamento (Final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0)

A tabela do IPVA 2023 tem a principal função de informar as datas correspondentes para cada veículo, levando em consideração o número final da placa. Desse modo, separamos as principais informações e passo a passo para você consultar a tabela do IPVA 2023 e realizar o pagamento do tributo em dia.

publicidade
Tabela do IPVA 2023
Tabela do IPVA 2023

O que é IPVA?

O IPVA é um imposto de categoria obrigatória e deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos. Vale lembrar que em caso de inadimplência, multas serão cobradas.

publicidade

Além disso, se o IPVA 2023 não for quitado seguindo o calendário do DETRAN do seu estado, o licenciamento também não poderá ser realizado. O licenciamento também é obrigatório e é um documento que permite a circulação em vias públicas.

As formas de pagamento do IPVA são estabelecidas pelo órgão e a quitação do valor pode ser à vista ou parcelada. A forma à vista garante descontos, sendo portanto, o  métodos mais viável para os pagantes.

O parcelamento também auxilia as pessoas que têm algum tipo de pendência no órgão ou não podem realizar o pagamento em sua totalidade.

publicidade

✓ Veja outras informações importantes:

tabela do IPVA 2023

publicidade

Sendo assim, você não fica em saldo devedor e ao mesmo tempo paga um valor menor com parcelas. Você confere aqui toda as principais informações sobre a tabela do IPVA 2023.


Como acessar descontos do IPVA?

Os descontos no IPVA podem ser conferidos no portal oficial do Detran. Como dito, os tributos são de responsabilidade estadual. Desse modo, os valores variam a depender de cada estado.

Os descontos em sua totalidade são para os pagamentos à vista e servem como incentivo à quitação dos débitos.

publicidade

Os descontos no IPVA são estabelecidos no ato do pagamento. Portanto, se o contribuinte deseja conferir os reajustes, precisa verificar o site oficial do Detran do estado. Verifique mais detalhes a seguir.

tabela do IPVA 2023

É válido lembrar também que quanto mais antecipadas forem as parcelas, maiores serão as chances de um reajuste mais atrativo. Veja do que se trata a tabela do IPVA 2023 e saiba como acessar os seus débitos.

publicidade

Como verificar a tabela do IPVA 2023? 

A tabela do IPVA 2023 tem como principal função informar as datas para quitação do débito levando em consideração a placa veicular.

Por meio da tabela, informações como final da placa, o valor cobrado em cota única e os preços parcelados também são informados aos proprietários dos veículos.

Essa portanto é uma excelente forma de relembrar datas e valores do IPVA para as cotas posteriores. Principalmente para quem escolheu realizar a quitação do débito de forma parcelada.

publicidade

A Secretaria da Fazenda do seu estado também proporciona informações sobre valores, descontos e datas determinadas.

✓ Entenda tudo sobre o IPVA:

publicidade

Caso o calendário, se modifique ou haja reajustes percentuais, os contribuintes devem receber as informações de forma antecipada.

Veja a seguir como acessar os débitos através do passo a passo abaixo utilizando o Sefaz de São Paulo como exemplo:

publicidade
  • Acesse o portal do Detran da sua região, aqui usaremos o de SP como exemplo:
  • Clique em IPVA;
  • Informe os dados pedidos
  • Acesse os débitos;
  • Escolha a forma de pagamento.

A pendência pode ser regularizada à vista, parcelada, por meio de boletos ou cartão de crédito. Os bancos conveniados também são informados no ato do pagamento..

Geralmente, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander e Itaú são os bancos mais utilizados, podendo haver modificações. Para mais detalhes sobre a tabela do IPVA 2023, continue acompanhando este portal.

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Tabela do IPVA 2023: Datas de Pagamento (Final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0)

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.