IPVA 2023 PR: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 PR é um dos tributos que devem ser pagos pelos paranaenses. Por conta disso, separamos as principais informações a fim de esclarecer suas dúvidas. Veja a seguir mais detalhes sobre consulta, tabela, valores e formas de pagamento do IPVA 2023 PR.

publicidade
IPVA 2023 PR
IPVA 2023 PR

Como funciona o IPVA?

O IPVA é um dos impostos que precisam ser pagos de forma anual. É importante lembrar que é necessário estar em dia com o Detran da sua região para realizar o licenciamento, documento responsável pela permissão da livre circulação veicular.

publicidade

Os valores arrecadados com IPVA são destinados à saúde, educação, cultura e todas as necessidades do estado.

✓ Veja os temas mais buscados pelos pagantes:

publicidade

Vale lembrar também que o valor do IPVA, assim como datas, prazos e descontos são estabelecidos levando em consideração o valor venal e as alíquotas que variam a depender de cada local.

A tabela FIPE é levada como base para estabelecer o valor final a ser pago. Veja mais detalhes a seguir e saiba como funciona o IPVA 2023 PR.

publicidade

Qual é a forma de pagamento do IPVA no Paraná?

O pagamento do IPVA pode ser feito à vista ou parcelado. De acordo com o portal da Secretaria da Fazenda do Estado, a modalidade PIX de pagamento é uma nova forma de quitar o débito.

As alíquotas são 1% e 3,5%. O percentual menor é específico para caminhões, carretas ou veículos similares. Já 3,5% é a alíquota geral.

De acordo com o último calendário, o pagamento do IPVA à vista começa no início de janeiro geralmente a partir do dia 17. O final da placa veicular estabelece as datas para pagamento. Veja a seguir a tabela com os prazos:

publicidade
  • Final 1 e 2: 17 de Janeiro;
  • 3 e 4: 18 de Janeiro;
  • 5 e 6: 19 de Janeiro;
  • 7 e 8: 20 de Janeiro;
  • E final 9 e 0: 21 de Janeiro.

✓ Confira também:

publicidade

Como consultar o IPVA 2023 PR?

As informações podem ser consultadas através do Portal do Detran ou por meio da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

Por meio da Sefaz, é possível realizar a emissão do boleto de IPVA. Para emitir o boleto através deste site basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade

 

publicidade
  • Clique em IPVA;
  • Vá para consultas;
  • Consultar débito do veículo;
  • Preencher as informações necessárias e enviar.

O parcelamento também pode ser feito através do portal. O IPVA 2023 PR pode ser dividido em até 10 vezes e a consulta pode ser realizada através do portal. Para isso, basta informar o número do Renavam. Veja a seguir e veja quem tem direito a isenção do IPVA 2023 PR.


Quem tem direito à isenção do IPVA PR?

A isenção do IPVA varia a depender de cada estado. No Paraná, a isenção é destinada às pessoas com deficiência, Síndrome de Down e Autista.

publicidade

Para acessar as informações é preciso ter o login junto ao sistema. O acesso pode ser feito através do Nota Paraná ou por meio da Receita Federal do Paraná.

O Nota Paraná é uma ferramenta que proporciona desconto aos contribuintes. Para isso, basta inserir o CPF da nota e garantir prêmios e descontos.

Como mencionado, a ferramenta também pode garantir créditos que podem ser utilizados como descontos no IPVA. As pessoas que já participam do programa basta acessar o site Nota Paraná, fazer o login com o CPF e senha e ir para ”minha conta corrente”.

Depois do procedimento citado acima basta inserir a solicitação para a transferência do valor. Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 PR, continue acompanhando este portal.

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 PR: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.