Como Pagar IPVA com Cartão de Crédito ou PIX em 2023?

Com as facilidades para regularização das pendências, muitas pessoas têm dúvidas sobre como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023. Se esse for um questionamento seu, separamos mais detalhes sobre formas de pagamento e como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023.

publicidade
Como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023
Como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023

O que é e como funciona o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo obrigatório que deve ser pago todos os anos pelos proprietários de veículos.

publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito, mais conhecido como Detran, tem a função de regulamentar, administrar, fiscalizar e determinar quais são as formas de pagamento do IPVA em cada estado.

É importante lembrar que caso não haja o pagamento do IPVA na data solicitada pelo calendário do Detran, os proprietários de veículos podem sofrer penalidades como a inserção de multas e juros.

O pagamento do IPVA é importante também para realizar o pagamento da taxa de licenciamento veicular.

publicidade

O CRLV- Certificado de Registro e Licenciamento Veicular só é liberado depois do pagamento dessa taxa e consequentemente não pode haver nenhum débito anterior vinculado ao cadastro do contribuinte.

Continue acompanhando a seguir e veja quais são as formas de pagamento e saiba como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023.

publicidade

✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:


Quais são as formas de pagamento do IPVA?

Geralmente, as formas de pagamento do IPVA são cota única e parcelamento. A cota única também é chamada de pagamento à vista e significa que o contribuinte pagou o tributo em sua totalidade.

publicidade

Em alguns locais essa é a opção mais escolhida já que os Departamentos Estaduais de Trânsito oferecem descontos que variam de 5% até 20% para as pessoas que escolherem essa categoria de pagamento.

Em contrapartida, o parcelamento do IPVA serve também para que o contribuinte quite o débito e não fique pendente com o Detran.

A forma de pagamento deve ser escolhida no momento da consulta do débito, após a inserção dos dados perdidos e da liberação das informações contidas no cadastro daquele usuário.

publicidade

O próprio sistema do Detran encaminha o contribuinte para o pagamento do IPVA, o método é escolhido e as próximas etapas podem ser feitas sem maiores dificuldades.

Vale lembrar também que  as formas de pagamento vem se atualizando. Por conta disso, há possibilidade de pagar o IPVA com PIX. Veja a seguir como funciona.


Pagar IPVA 2023 com PIX

O PIX é uma das formas de pagamento mais atualizadas e escolhidas pelos contribuintes já que o pagamento acontece de forma rápida, facilitada e imediata.

publicidade

O procedimento pode ser escolhido junto ao DETRAN do Estado ou nos aplicativos de bancos que proporcionam o pagamento do IPVA.

O aplicativo do Banco do Brasil e do Banco Bradesco, por exemplo, facilitam que o contribuinte quite o débito dentro da própria ferramenta do banco.

publicidade

Além de pagamentos, o PIX pode ser usado como depósitos através do cadastramento de uma chave que pode ser aleatória, CPF e o número do celular. Veja a seguir mais detalhes e saiba como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023.

✓ Veja os artigos mais acessados dos últimos dias:

publicidade

Como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023?

Como mencionado acima, o PIX é a nova opção de pagamento do IPVA e de transações bancárias de forma facilitada e rápida.

A forma de pagamento do imposto varia a depender do Detran de cada estado. Entretanto, as formas de acesso são similares. Acompanhe o passo a passo abaixo, usando o Rio Grande do Sul como exemplo:

publicidade
  •  Clique em pagamentos;
  •  Escolha PIX;
  • Observe as informações detalhadas;
  • Clique em gerar PIX;
  • Faça pagamento por meio do QR code.

O QR Code é um código criptografado que pode ser pago de forma online através do aparelho celular. O pagamento do IPVA com o cartão de crédito acontece de forma similar.

Após a escolha da forma de pagamento, o contribuinte insere os dados do cartão e escolhe a quantidade de parcelas. Para mais detalhes sobre como pagar IPVA com cartão de crédito ou PIX em 2023, continue acompanhando este Portal.

 

publicidade

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Pagar IPVA com Cartão de Crédito ou PIX em 2023?

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.