RENAVAM 2023: Consultar RENAVAM pela Placa e Chassi

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é o RENAVAM 2023 e como é feita a consulta. Por conta disso, separamos informações sobre o conceito e como consultar o RENAVAM 2023 pela placa e chassi. Acompanhe e não perca nenhuma informação.

publicidade
RENAVAM 2023
RENAVAM 2023

O que é RENAVAM?

Também conhecido como Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam é um número importante para ter a obtenção de todas as informações referentes ao veículo. 

publicidade

Dados como chassi e multas, também podem ser conseguidas através do número do Renavam.

Muitas pessoas chamam o RENAVAM 2023 de identidade por conta da quantidade de informações oferecidas por meio deste número. Com ele, é possível verificar inclusive, se o veículo está de fato regular.

Para ter acesso a débitos e realizar o licenciamento, por exemplo, o número do Renavam também é utilizado como forma de consulta.

publicidade

Outra dúvida recorrente sobre o RENAVAM, é se o número desse registro pode se modificar. É importante lembrar que não! Assim como o número do RG (Registro Geral) é único e imutável, o número do Renavam também é.

Os dados referentes ao número de RENAVAM e todas as informações acerca do veículo, podem ser acessadas através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.

✓ Veja mais informações importantes sobre o IPVA 2023:

publicidade

Vale lembrar também que o formato do número desse registro pode variar dependendo do tipo de automóvel.  Veja a seguir mais detalhes de como consultar o RENAVAM 2023.


Onde encontrar o número do RENAVAM 2023?

Para quem tem dúvida de onde encontrar o número do RENAVAM, saiba que o mesmo consta no CRV e CRLV. Apesar das siglas serem parecidas, o conceito é diferente.

publicidade

O CRLV é chamado de Certificado de Registro de Licenciamento Veicula. Portanto, é o documento disponibilizado após o pagamento da taxa de licenciamento e de todos os débitos existentes no nome daquele proprietário.

É importante lembrar que o licenciamento é obrigatório e o documento permite a livre circulação do veículo.

Já o CRV é o Certificado de Registro do Veículo. Nele constam informações referentes ao veículo, porém sua principal função é de garantir e declarar que aquele veículo foi registrado junto ao departamento de trânsito.

publicidade

Ainda existem muitas dúvidas sobre o local exato em que o número do Renavam se encontra no documento. Portanto, o local do número desse registro aparece acima do espaço onde está inserido o nome do proprietário do veículo. Confira na imagem:

✓ Veja mais informações importantes sobre o IPVA 2023:

publicidade

Vale lembrar que todos os documentos de CRLV, independente da localidade, apresentam o número desse registro com 11 dígitos. Essa padronização na quantidade de números existe desde 2013.

Acompanhe a seguir mais detalhes e saiba como realizar a consulta do RENAVAM 2023.

publicidade

Como consultar RENAVAM pela placa e chassi?

A consulta do RENAVAM pode ser  feita usando a placa e chassi, para isso basta acessar o Portal oficial do DETRAN e seguir o passo a passo abaixo.

Para encontrar o Detran do seu estado, clique aqui.

O exemplo a seguir leva em consideração o estado do Rio de Janeiro, porém o processo é semelhante em todos os estados.

publicidade
  •  Acesse o portal do Detran do seu estado;

  •  Clique em consulta Renavam;
  •  Vá para Consulta pela placa;
  •  Clique em consultar.

 A forma de consulta pelo chassi é similar e pode ser feita seguindo os passos abaixo:

publicidade
  • Acesse o portal do Detran da sua localidade;
  • Vá para veículos;
  • Clique em consulta do Renavam pelo chassi;
  • Insira o número do chassi e vai para consultar.

 Para mais detalhes sobre o RENAVAM 2023, continue acompanhando este Portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

RENAVAM 2023: Consultar RENAVAM pela Placa e Chassi

publicidade
Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.