Descontos no IPVA 2023: Como Pagar o IPVA com Desconto? Veja Aqui!

Muitas pessoas têm dúvidas de como conseguir descontos no IPVA 2023. Por conta da infinidade de questionamentos, separamos dicas sobre como pagar o tributo com valores menores, como solicitar reajuste e qual a forma para consultar os descontos no IPVA 2023.

publicidade
Descontos no IPVA 2023
Descontos no IPVA 2023

Como funciona o pagamento do IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade Automotiva é um tributo que deve ser pago anualmente e de responsabilidade estadual.

publicidade

Portanto, cada estado por meio do Detran e da Secretaria da Fazenda, estabelecerão e informarão sobre os valores, assim como prazos e formas de pagamento.

O IPVA é um imposto obrigatório, sendo assim, caso o valor não tenha sido quitado até a data estabelecida pelo estado, o contribuinte está sujeito ao pagamento de multas.

Além disso, o devedor pode ter o nome inserido na dívida ativa, ficando impossibilitado de realizar o licenciamento.

publicidade

Caso o motorista seja pego com o documento vencido, vai sofrer penalidades, pagamento de taxas e perder pontos na carteira. Veja mais detalhes e saiba tudo sobre os descontos no IPVA 2023.

✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:

publicidade

Onde consultar os débitos do IPVA 2023?

Os débitos de IPVA podem ser consultados por meio do Detran do seu estado. O Departamento Estadual de Trânsito informa ao contribuinte sobre calendários, formas de pagamento e também sobre parcelamento.

A Secretaria da Fazenda também pode se encarregar desse papel. O parcelamento também é possibilitado por estes portais. Informações como CPF ou número de Renavam podem ser pedidos no momento do acesso ao IPVA.

publicidade

Veja a seguir passo a passo de consulta levando como exemplo o estado do Rio de Janeiro:

  • Acesse o portal do Detran da sua região;

publicidade
  • Clique em serviços veiculares;
  • Encontre IPVA;
  • Vá para consulta;
  • Informe os dados e envie.

Após a liberação das informações, dados como parcelamento, dívidas anteriores e formas para quitação do débito são disponibilizados no site. Veja a seguir como funcionam os descontos no IPVA 2023.


Como funcionam os descontos no IPVA 2023?

Os descontos do IPVA variam a depender de cada estado. Contudo, vale lembrar que a melhor forma de pagar o tributo mais barato é obedecendo o calendário do IPVA da sua região.

publicidade

Geralmente, os descontos podem chegar até 20% para aquelas pessoas que decidirem antecipar o pagamento do IPVA antes do vencimento da primeira parcela.

Outras regiões ainda mantém desconto para quem obedecer a tabela de calendários, essa situação pode variar de cada Detran.

Por meio da tabela, é possível verificar as informações referentes aos prazos, às datas de parcelamento e a quantidade de parcelas.

publicidade

Normalmente, o Detran de cada estado disponibiliza o parcelamento em até 5 vezes. Contudo isso não significa que o contribuinte não tenha liberdade para solicitar parcelamentos maiores.

✓ Veja os artigos mais acessados nos últimos dias:

publicidade

Para isso, o Detran estabelece a aba de parcelamento e as empresas conveniadas/que disponibilizam essa possibilidade.

A solicitação é feita com o cartão de crédito e o estabelecimento de juros e taxas são de responsabilidade da empresa do cartão.

O valor do IPVA com desconto pode ser quitado de forma online ou por meio do boleto. Após o boleto ser gerado, o contribuinte deve averiguar quais bancos recebem o pagamento. O débito também pode ser quitado nas casas lotéricas.

publicidade

Outra facilidade é a possibilidade pagar o IPTU com PIX. Quem escolhe esse procedimento, geralmente precisa realizar o pagamento por meio do portal do banco conveniado.

Para mais detalhes sobre os descontos no IPVA 2023, continue acompanhando este portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Descontos no IPVA 2023: Como Pagar o IPVA com Desconto? Veja Aqui!

publicidade
Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.