O IPVA 2023 Volkswagen Gol é um dos tributos mais preocupantes para os contribuintes. Em razão disso, separamos informações sobre valores venais, assim como cálculo, alíquotas e tabela referente ao IPVA 2023 Volkswagen Gol. Veja mais detalhes a seguir.
Quanto custa o IPVA do Gol 2023?
A tabela do IPVA tem a principal função de informar as datas de pagamento ao contribuinte. Como uma forma também de evitar a inadimplência, os prazos são informados levando em conta das datas para quitação à vista ou de forma parcelada.
✓ Veja como economizar no IPVA 2023:
Os veículos tem as datas estabelecidas de acordo com o final da placa veicular. É importante mencionar também que cada estado determina os impostos a serem pagos, já que o valor venal ele altera a depender da localidade.
Já a alíquota varia entre 1% até 4%. Os descontos também variam a depender da região. Geralmente os percentuais podem variar de 5% até 20% e em sua grande maioria o parcelamento pode ser realizado em até 5 vezes. Veja mais detalhes sobre o valor do IPVA do Gol em 2023.
Qual o valor venal do IPVA 2023 Volkswagen Gol?
O valor venal é estabelecido pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas que determina o valor médio dos veículos. Desse modo, o valor venal funciona como a base de cálculo para estabelecimento do imposto veicular.
Porém, deve-se atentar que a região, assim como cor e modelo são fatores que influenciam no cálculo do IPVA. Para as buscas no portal FIPE é preciso informar o modelo e o ano. Para o lançamento está previsto um valor que equivale a R$ 76 mil.
Como saber o IPVA de 2023?
O cálculo do IPVA leva em consideração algumas situações. Inicialmente, o Governo leva em conta o preço do veículo naquele ano e estabelece uma média de acordo com cada região. Entretanto, veículos usados ou adquiridos e leilão tem cálculos diferentes.
Os usados levam em conta o valor em que foram inicialmente adquiridos, já os de leilão serão analisados os valores das despesas e o preço em que foi arrematado no leilão.
Já os carros que foram adquiridos por importação tem junto ao valor venal o preço dos tributos referetes à importação. Sendo assim, o cálculo funciona da seguinte forma:
- Faça a multiplicação do valor venal pela alíquota e divida o valor equivalente por 100.
A alíquota varia a depender de cada estado e cabe ao Detran informar aos contribuintes o percentual cobrado.
Em sua grande maioria, os percentuais para carro e moto variam de 2% até 4%. As regiões sul e sudeste do Brasil são aquelas em que possuem a alíquota com um valor mais alto.
✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:
Quem é isento de pagar o IPVA?
A isenção do IPVA pode variar a depender de cada estado. Entretanto, a legislação estabelece quais são as pesoas que estao isentas de pagamento.
De acordo com a legislação, há três tipos de possibilidades em que o proprietário de veículo poderá solicitar o não pagamento do IPVA: imunidade, dispensa ou isenção. Cada uma dessas possibilidades é referente a condições diversas.
A imunidade, de acordo com as leis do Brasil, deverá ser concedida aos proprietários de veículos pertencentes a entidades com garantias constitucionais de não pagamento de tributos.
Portanto, nessa categoria estão presentes os carros de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, assim como aqueles utilizados por partidos políticos, instituições de educação de assistência social, sem fins lucrativos, entre outros.
Já a dispensa é para os proprietários de veículos que, por algum motivo, não estão podendo mais usufruir do seu transporte automotor.
Fonte: Doutor Multas
A isenção é destinada aos portadores de deficiência e que possam comprovar a doença junto ao Detran. Para mais detalhes, continue acompanhando este portal.