App IPVA 2023: Baixar, Como Usar, Serviços e Dicas

O app IPVA 2023 é uma plataforma que auxilia no acesso às informações. Por conta disso, separamos detalhes sobre o app IPVA 2023, assim como dicas, serviços, como fazer o download e tudo que se refere à plataforma. Veja mais dicas abaixo. Não perca.

publicidade
App IPVA 2023
App IPVA 2023

Qual o melhor aplicativo para ver IPVA?

Existe um aplicativo próprio para ver as informações sobre o IPVA 2023. Antes as informações eram conseguidas apenas de forma presencial. Atualmente, os contribuintes podem acessar os dados por meio do site ou através dos aplicativos.

publicidade

Por meio dessa ferramenta digital é possível que haja a verificação de débitos, boletos, além de identificar as formas de pagamentos que atendam cada contribuinte. O pagamento pode ser feito à vista ou de forma parcelada.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade
Imagem: Pexels

Os valores à vista podem ser quitados com o desconto, uma forma de incentivo ao pagante.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

publicidade

O parcelamento pode ser feito, em sua grande maioria, até 10 vezes, O Departamento Estadual de Trânsito é o órgão responsável pelas informações.

Por meio da ferramenta é possível identificar a tabela FIPE e valores do veículo no mercado. Veja mais detalhes e saiba tudo sobre o app IPVA 2023.

publicidade

Como gerar boleto IPVA 2023?

O boleto pode ser gerado de forma online. Os contribuintes podem pagar o valor pela Internet Banking de forma digital e automática ou por meio de boleto, em cartão de crédito, débito ou espécie.

Para ter acesso aos valores, basta seguir o passo a passo abaixo. Trouxemos como exemplo, o portal do Departamento Estadual de Trânsito do estado de São Paulo

  • Acessar o site do Detran do seu estado;
publicidade
Imagem: DETRAN SP
  • Ir para IPVA;
  • Clicar;
  • Escrever informações sobre o IPVA, Renavam e placa veicular;
  • Clicar em pesquisar.

O IPVA precisa ser pago anualmente a fim de evitar possíveis irregularidades. Além disso, só é possível fazer o licenciamento se realizar o pagamento de todas as pendências.

publicidade

Caso o motorista seja pego trafegando em vias públicas com o documento vencido terá que pagar o valor equivalente a R$ 293,47, além de perder sete pontos na carteira.

A infração é considerada gravíssima. Por meio do aplicativo é possível identificar as informações ditas acima. Parcelamentos e outras formas de pagamento são informadas na plataforma.


Como baixar o aplicativo IPVA 2023?

Para fazer o download basta ir à loja de aplicativos do celular e seguir os passos:

publicidade
  • Acessar a loja de aplicativos do celular ou clique aqui;

 

Imagem: PlayStore
publicidade
  • Buscar por IPVA;
  • Clicar e informar o Renavam
  • Logo em seguida inclua a placa veicular e pesquise.

O aplicativo tem inúmeras funcionalidades. Dados sobre pendências e irregularidades estão inclusas no sistema.

Pessoas com deficiência, pessoas com mais de 65 anos, inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, Taxistas ou carros com mais de 20 anos de isenção são alguns grupos que estão isentos de pagamento do IPVA. Contudo, essas regras podem ser modificadas a depender do estado.

A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto é cobrado anualmente pelos governos estaduais, o IPVA foi instituído em 1986 para substituir a antiga Taxa Rodoviária única (TRU), que era vinculada a gastos com o sistema de transportes. 

Diferente da TRU, o IPVA não é necessariamente aplicado para melhoria de ruas e estradas. A quantia arrecadada do imposto é dividida entre o Estado, Município e Governo Federal, e eles aplicam o montante conforme a necessidade – seja em mobilidade, educação, saúde.

Fonte: Portal Creditas

publicidade

Por fim, para mais detalhes continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

App IPVA 2023: Baixar, Como Usar, Serviços e Dicas

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.