Como Emitir guia para Pagamento de Multas pelo site do Detran em 2023?

Como emitir guia para pagamento de multas pelo site do Detran em 2023? Essa tem sido uma pergunta frequente entre os contribuintes. Sendo assim, separamos detalhes sobre descontos, facilidades de pagamento e acesso ao portal. Veja a seguir, como emitir guia para pagamento de multas pelo site do Detran em 2023.

publicidade
Como emitir guia para pagamento de multas pelo site do Detran em 2023?
Como emitir guia para pagamento de multas pelo site do Detran em 2023?

Como emitir guia para pagamento de multas pelo site do Detran em 2023

As taxas e os boletos do Detran precisam ser pagos de acordo com o calendário estabelecido pelo órgão. Por isso, IPVA, licenciamento, taxas e multas podem ser acessados no portal oficial do órgão.

publicidade

Apesar de cada Detran ter o seu Portal específico, muito se assemelha no momento do acesso. Além disso, para obter as informações e realizar o pagamento, você deve acessar a aba de tributos e pagamentos.

Além disso é fundamental que haja inserção dos dados como a placa veicular, o número do Renavam e a forma de pagamento.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade
Imagem: Pixabay

Se o pagamento for na modalidade online, todo procedimento pode ser feito através do Internet Banking. No entanto, para imprimir o boleto você precisa retirá-lo no do site.

Veja a seguir mais detalhessobre como emitir guia para pagamento de multas pelo site do Detran em 2023.

publicidade

Como gerar boleto do licenciamento 2023?

O licenciamento 2023 assim como outras taxas do Detran, é de responsabilidade do motorista. Além disso, ele precisa ser pago obedecendo a tabela ou calendário determinado pelo órgão.

Pessoas que descumprirem as datas terão que pagar multas. Desse modo, caso o valor não seja quitado, medidas mais severas também serão tomadas.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

publicidade

No IPVA, taxas serão inseridas sobre o boleto. Já o licenciamento, se o motorista for pego trafegando em vias públicas com o documento vencido, ele perde pontos na carteira e pode ter o veículo apreendido. 

Imagem: Portal Belém

Na verdade, o valor arrecadado com o pagamento da taxa também é usado para custear as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículos, quer seja no controle de informações dos sistemas de dados ou nas blitzen de conferência da regularidade da documentação exigida por lei, independentemente de a documentação ser física ou virtual.

Fonte: Portal UOL

publicidade

Na guia de pagamento do Detran, constam todas as multas e taxas do devedor. Sendo assim, a pessoa que precisa atualizar o licenciamento e está com o IPVA vencido, precisa quitar todos os débitos para ficar em dia com o Detran.

Por isso, a guia de pagamento constam todas as pendências. Desse modo, o contribuinte pode pagar o valor em sua totalidade ou parcelar até 10 vezes, a depender de cada Detran.


Como gerar boleto de multa do Detran para pagar?

Para ter acesso à guia de pagamento, você pode seguir o passo-a-passo abaixo. NO entanto, para este exemplo estamos levando em conta o Detran do estado de São Paulo, observe as dicas abaixo:

publicidade
  • Acessar o portal do Detran do seu estado;
Imagem: Detran SP
  • Vá para tributos e pagamentos;
  • Insira o número da placa do veículo e do Renavam;
  • Faça a solicitação da Guia;
  • Escolha a quantidade de parcelas se assim desejar;
  • Por fim, realize a emissão do boleto.
publicidade

Com isso, se o pagamento não for feito online, basta que o contribuinte se direcione a alguma instituição financeira conveniada ao estado ou nas casas lotéricas a fim de quitar o valor.

Po fim, para mais detalhes sobre as taxas e multas assim como pagamentos vinculados ao Detran continue acompanhando nosso portal. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.