IPVA 2023 AP: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 AP é um tributo veicular obrigatório. Em razão disso, separamos o  passo a passo de como consultar o tributo, verificar o calendário, acessar o Detran, etc. Continue lendo sobre o IPVA 2023 AP.

publicidade
IPVA 2023 AP
IPVA 2023 AP

O que é IPVA?

O Imposto Veicular é um tributo pago por proprietários de veículos. Os valores são estabelecidos por cada região e em virtude disso, as formas de pagamento também estão determinadas por cada estado.

publicidade

Como tributo obrigatório, o Detran disponibiliza também informações sobre as formas de pagamento do IPVA.

O valor pode ser pago na modalidade cota única ou parcelada. A cota única é quanto o valor é pago em sua totalidade. Já o valor parcelado é dividido com o intuito de melhorar a vida do contribuinte e facilitar a quitação do débito.

Veja mais detalhes abaixo e saiba quem precisa pagar o  IPVA 2023 AP.

publicidade

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:


Quem precisa pagar IPVA?

O IPVA deve ser pago por proprietários de veículos. Além disso, o pagamento precisa ser feito em dia para evitar juros e tarifas extras. Os proprietários também precisam quitar o licenciamento que é um documento que deve ser pago para permitir a livre circulação veicular.

publicidade

As pessoas que forem pegas trafegando em vias públicas sem o documento, são passíveis de multas equivalente a R$ 300 e perda de pontos na carteira.

Ao quitar o débito, o Detran libera o CRLV- Certificado de Registro e Licenciamento Veicular. Mas como o proprietário pode consultar o pagamento do IPVA 2023 AP? Veja mais detalhes abaixo.

IPVA 2023 AP
Imagem: Portal 101 veículos
publicidade

Como consultar a data de pagamento do IPVA 2023 AP?

A data pode ser consultada no portal do Detran. O calendário do IPVA AP é estabelecido por cada órgão e na tabela é apresentado os prazos para quem realizar o pagamento na modalidade à vista ou parcelada.

O portal do Governo do Amapá também determina as datas que são separadas por cotas. Veja abaixo:

  • Cota Única ou 1ª Cota, Licenciamento – 30/03;
  • 2ª Cota – 30/04;
  • 3ª Cota – 30/05;
  • 4ª Cota – 30/06;
  • 5ª Cota – 30/07;
  • 6º Cota – 30/08.
publicidade

Prazo máximo para licenciamento – 30/09

Início da fiscalização – 01/10

Veja mais informações sobre forma de pagamento do IPVA 2023 AP.

publicidade
Imagem: 101 veículos

Qual forma de pagamento do imposto veicular no Amapá?

O pagamento do IPVA no Amapá, pode ser feito à vista ou parcelado. Para facilitar o procedimento, o governo do Amapá estabeleceu a data do pagamento próximo a data de pagamento da população.

O desconto disponibilizado pelo estado é condizente a 20% para pagamento à vista e o parcelamento pode ser realizado em até 6 vezes. O valor também pode ser acessado através do portal da Secretaria da Fazenda.

publicidade

O contribuinte também deve estar atento para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que tem vencimento em 30 de setembro.

Boletos podem ser acessados pelo site da Secretaria da Fazenda ou de forma on-line no Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP). Contribuintes também podem buscar atendimento nos boxes do Detran nas unidades do Superfácil, mediante agendamento.

O IPVA é um dos tributos que geram os repasses do Estado às prefeituras, que podem ser revertidos em melhorias na saúde, educação e infraestrutura, de acordo com a necessidade de cada município.

Fonte: Portal Governo do Amapá


Como consultar o IPVA 2023 AP?

O débito pode ser consultado da seguinte forma:

publicidade
Imagem: Portal Detran AP
  • Insira as informações pedidas;
  • Clique para consultar.

A forma de pagamento é disponibilizada no ato da consulta. Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 AP, continue acompanhando este portal.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 AP: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.