IPVA 2023 CG 160: Tabela, Valor Venal, Cálculo e Alíquotas

O IPVA 2023 CG 160 é um dos atributos mais procurados na internet. Por isso, identificamos as principais informações sobre valor venal, cálculo, alíquotas e tabela do IPVA 2023 CG 160. Então, confira a seguir mais detalhes. Veja tudo abaixo.

publicidade
IPVA 2023 CG 160
IPVA 2023 CG 160

Como acessar o IPVA 2023 CG 160?

Inicialmente, o IPVA é um imposto que deve ser pago por todos os proprietários de veículos.

publicidade

Sendo assim, o Departamento Estadual de Trânsito, mais conhecido como o Detran, é o responsável por estabelecer os valores, assim como as formas de pagamento e as datas do imposto.

Em primeiro lugar, a tabela ou calendário é disponibilizado pelo Detran no qual informa prazos para pagamento do IPVA à vista e parcelado.

No geral, os valores à vista podem ser pagos com descontos que variam entre 5% e 20%. Contudo, os valores parcelados não disponibilizam desconto mas aumenta o prazo de pagamento.

publicidade

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

Imagem: Mtrans

Ter acesso ao calendário é uma forma de evitar inadimplência e verificar qual é a melhor forma para quitar os débitos junto ao DETRAN do seu estado. Portanto, para acessar o valor, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
  •  Acessar o Portal do Detran da sua região(  utilizamos como exemplo Estado de São Paulo);
Imagem: Detran SP
  •  Desse modo, vá para IPVA;
  •  Insira os dados pedidos e realize o envio.
publicidade

No momento do acesso, o sistema vai te perguntar qual a melhor forma de pagamento a fim de liberar o boleto.

Além disso, você pode quitar o débito de forma online através do Internet Banking ou por meio do boleto físico no qual o pagamento pode ser feito através das lotéricas ou bancos conveniados.


Como pagar o IPVA 2023?

Após você acessar a tabela ou calendário disponibilizado pelo Detran, você pode escolher a melhor forma de pagamento.

publicidade

Vale lembrar que o débito que for pago à vista recebe um desconto como forma de incentivo, já o parcelamento não impõe descontos porém em sua grande maioria o boleto pode ser pago em até 12 vezes.

Alguns sistemas determinados pelos Detrans oferecem um parcelamento maior. Entretanto, há a incidência de juros que varia de acordo com cartão de crédito de sua preferência.

Os boletos podem ser acessados através do celular tablet computadores e o pagamento pode ser feito no conforto da sua casa.

publicidade

Veja a seguir mais detalhes e informações e saiba como funciona o cálculo e os valores relacionados ao IPVA 2023 CG 160.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:


Qual o valor do IPVA 2023 CG 160?

Para calcular o valor do IPVA, é necessário que sejam levados em consideração, sendo eles, alíquota e o valor venal.

publicidade

O valor venal pode ser acessado através da tabela FIPE que leva em conta o ano de fabricação e o modelo do veículo.

Já a alíquota é o percentual de cada estado em que varia de 1% até 4% sendo a região sul e sudeste como tendo a maior alíquota e consequentemente maior valor de IPVA.

Para você realizar o cálculo de forma fácil, basta multiplicar o valor da alíquota pelo valor venal.

publicidade

Entretanto, muitos gostam de saber como funciona o cálculo a fim de consultar os valores e identificar se está tendo uma cobrança abusiva.

O valor da moto CG 160 está em torno de  $13800. Vale lembrar que o preço pode ser modificado de acordo com a região. Levando em conta a alíquota, como por exemplo, estado de São Paulo basta realizar a seguinte multiplicação:

  •  Multiplica-se o valor de R $13800 por 4%. O resultado é R$ 552.

Como mencionado acima, se o cálculo foi feito levando em conta estados com menor alíquota o valor do IPVA também será menor.

publicidade

Por fim, para  mais detalhes sobre o IPVA 2023 CG 160,  continue acompanhando este portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.