IPVA 2023 DF: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 DF é um imposto que precisa ser pago por todos os proprietários de veículos do estado. Em virtude disso, separamos informações sobre tabela, valores, pagamentos e formas de consulta do IPVA 2023 DF. Confira tudo neste artigo.

publicidade
IPVA 2023 DF
IPVA 2023 DF

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo cobrado dos proprietários de veículos e é de responsabilidade do Detran de cada estado. O Departamento Estadual de Trânsito libera informações sobre formas de pagamento, facilidades, consulta e valores do IPVA.

publicidade

As pessoas que não tiverem em dia com o órgão, ficam impossibilitados de realizar o licenciamento veicular, taxa obrigatória para permissão da circulação em vias públicas.

O valor do IPVA muda todos os anos, já que os percentuais, alíquotas e tipos de carros são fatores que contribuem para estabelecer o valor final do imposto. Saiba detalhes sobre o IPVA 2023 DF.


Quais as formas de pagamento do IPVA 2023 DF?

Assim como outros estados, no DF, o IPVA pode ser pago à vista ou parcelado. Quem escolhe pelo pagamento cota única recebe um desconto. Já o parcelamento do IPVA pode ser feito de acordo com as datas estabelecidas pelo Detran do estado.

publicidade

✓ Economize dinheiro na hora de pagar o IPVA:

publicidade

Caso haja necessidade de aumento das parcelas, o procedimento pode ser feito pelo cartão de crédito e são estabelecidos juros e multas ao contribuinte. O desconto no IPVA estabelecido é de 10%, já o parcelamento pode ser feito em até 6 vezes.

Para não se enrolar com o pagamento do IPVA, é importante se planejar com antecedência”, diz Frederico Gomes. O professor recomenda analisar com atenção a receita e as despesas da família.

Caso os gastos superem a entrada de recursos, cortar as despesas supérfluas – como ida a restaurantes ou viagens – pode ser uma opção para manter o orçamento em equilíbrio, sugere o especialista.

Ricardo Teixeira recomenda que o planejamento para o pagamento do imposto comece um ano antes. “Dessa forma, é possível criar uma reserva, com antecedência, para pagamentos como o do IPVA”, diz o coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV 

Fonte: Portal G1

publicidade

Qual a tabela do IPVA 2023 DF?

O pagamento do IPVA 2023 DF deve ser realizado seguindo uma tabela estabelecida pelo Detran. Para conseguir o desconto de 10%, o imposto precisa ser quitado até dia 21 de fevereiro.

O calendário do IPVA 2023 DF é definido de acordo com o final da placa veicular e o valor da cota única pode ser quitado na mesma data da primeira parcela.

Veja a seguir as datas do calendário.

publicidade

Estaremos atualizando o portal assim que surgirem novos prazos de pagamento.

✓ Veja informações importantes sobre o IPVA:

publicidade

Como consultar o valor do IPVA 2023 DF?

O contribuinte pode acessar o IPVA DF através do Detran Digital ou por meio do portal da Secretaria da Fazenda do estado.

Veja a seguir como acessar pelo Detran Digital:

publicidade

  • Insira a placa e renavam e faça a consulta
publicidade

É importante lembrar que é possível fazer um cadastro prévio para mais informações.O acesso também pode ser feito por meio do celular.

Para acessar por meio da Secretaria da Fazenda do DF, siga os passos:

publicidade
  • Vá para clique aqui;
  • Informe os dados sobre o número do Renavam e ano;
  • Envie os dados e imprima.

Nessa consulta do IPVA pode ser feita também a impressão da segunda via do boleto. Importante lembrar que o pagamento é obrigatório, principalmente para a liberação do licenciamento.

Depois do pagamento da taxa, pode ser liberado o CRLV que pode ser impresso na modalidade eletrônica.

Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 DF, continue acompanhando o portal.

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 DF: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.