IPVA 2023 GO: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 GO é um tributo do estado de categoria obrigatória e que deve ser pago por todos os proprietários de veículos. Sendo assim, separamos mais detalhes sobre consulta, tabela e valor do IPVA 2023 GO.

publicidade
IPVA 2023 GO
IPVA 2023 GO

O que é IPVA?

publicidade

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo estabelecido pelo Detran do estado. Dessa forma, o órgão também é responsável por liberar o calendário com os prazos de pagamento, formas de pagamento e métodos de consulta. 

O tributo obrigatório precisa ser quitado já que o licenciamento é obrigatório para a livre circulação veicular. Se o motorista for pego trafegando em via pública com o documento vencido pode pegar multa em torno de R$ 290 e pontos na carteira.

Cada região estabelece valores e formas de pagamento específicas. Veja a seguir mais detalhes sobre o IPVA 2023 GO.

publicidade

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:


Como pagar o IPVA 2023 GO?

O IPVA 2023 GO pode ser pago à vista ou parcelado. Na modalidade cota única, os contribuintes recebem um desconto equivalente a 10% para quitar o valor em sua integralidade. Aos demais, que desejarem realizar o parcelamento da dívida podem fazer o procedimento pelo portal oficial do Detran de Goiás.

publicidade

O parcelamento pode ser feito em até 3 vezes. Contudo, é importante lembrar que o desconto só é conseguido para pessoas que cadastraram CPF na nota.

Os prazos do IPVA 2023 GO, independente da modalidade aparecem no calendário estabelecido pelo Detran do Estado. Porém, é bom lembrar que as pessoas que quiserem prazos maiores podem realizar o parcelamento tendo como responsável a empresa de cartão de crédito.

O procedimento de desconto à vista leva em consideração a Nota Fiscal Goiana e é necessário a execução de um cadastro prévio. De acordo com o governo do Estado mais de 100% dos contribuintes escolheram essa modalidade de pagamento do IPVA de Goiás.

publicidade
Imagem: 101 veículos

Os veículos populares (1.0) e as motocicletas 125 cilindradas terão desconto de 50% no IPVA, caso o proprietário pague o imposto em dia, e não tenha cometido infração de trânsito no ano anterior.

Ainda, o Governo de Goiás segue não cobrando o IPVA de veículos com 15 anos ou mais de uso ou de pessoas com deficiência; ônibus ou micro-ônibus de passageiros de turismo ou escolar.

Os veículos novos também ficam isentos no ano de sua aquisição em concessionárias goianas e a base de cálculo para as locadoras de veículos será reduzida.

Fonte: Governo de Goiás

Veja a seguir como consultar o imposto em Goiás.

publicidade

Onde consultar o IPVA de Goiás?

Para consultar o tributo, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Detran go
publicidade
  • Vá para IPVA;
  • Preencha os itens necessários;
  • Realize o envio.

Após a consulta, as formas de pagamento são liberadas pelo sistema.


Calendário do IPVA 2023 GO

O calendário tem os prazos determinados para quitação do valor nas diferentes modalidades. De acordo com o final da placa veicular, a tabela do IPVA 2023 GO é estabelecida aos contribuintes. Confira abaixo:

publicidade
Imagem: G1

Além das datas, é importante que os contribuintes saiba sobre as alíquotas cobradas no estado:

1,25%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga; 3%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos)

3,45%: veículos utilitários; 3,75%: veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.

Fonte: Portal G1

publicidade

Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 GO, continue acompanhando este portal.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

 

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 GO: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.