IPVA 2023 PA: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 PA é um tributo obrigatório e que deve ser pago por proprietários de veículos. Por conta disso, separamos detalhes sobre consulta, prazos para quitação do valor e formas de pagamento do IPVA 2023 PA. Veja mais detalhes a seguir.

publicidade
IPVA 2023 PA
IPVA 2023 PA

O que é IPVA?

É um tributo de categoria obrigatória que deve ser pago por todos os proprietários de Veículos. O Detran de cada região estabelece prazos para quitação do débito formas de pagamento e facilidades para solucionar problemas relacionados ao imposto. O cálculo do valor leva em consideração alíquota e a tabela FIPE.

publicidade

O pagamento do IPVA é de fundamental importância já que, caso não haja quitação do débito, o motorista não pode realizar o licenciamento anual.

Também de categoria obrigatória, o imposto determina os veículos que podem circular livremente em vias públicas. Veja mais detalhes e saiba como funciona o pagamento do IPVA 2023 PA.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade
Imagem: Pixabay

Formas de pagamento do IPVA 2023 PA

Assim como em outras regiões, as formas de pagamento do IPVA no Pará são cota única e parcelamento. As pessoas que decidirem pagar o valor em sua totalidade recebem um desconto como incentivo.

publicidade

O calendário do imposto veicular no Pará mostra os prazos para quitação do débito nas duas categorias. Quem escolher pelo parcelamento não recebe desconto, porém o prazo de pagamento é maior. O parcelamento também é disponibilizado para débitos em atraso.

O governo do Pará estabeleceu um desconto de 15% para pagamentos à vista e o contribuinte pode acessar o boleto e ter direito ao desconto através do site da Secretaria da Fazenda do Estado.

É importante lembrar que há a disponibilização de dois outros percentuais de reajuste que equivale a 10% e 5%. O percentual de reajuste de 10% são oferecidas para os motoristas que não tiveram débito do ano anterior.  15% equivale a adimplência nos dois últimos anos. já os 5% é para as demais situações.

publicidade
Imagem: Pixabay

Quem optar pelo parcelamento pode dividir o imposto em até três vezes sem juro desde que não ultrapasse a data estipulada pelo governo do Pará. Veja mais detalhes e saiba sobre o calendário do IPVA 2023 PA.


Calendário do IPVA 2023 Pará

O calendário tem a principal função de informar os contribuintes sobre as datas afim de evitar a inadimplência e estabelecimento de multas no cadastro dos contribuintes. 

publicidade

Nas datas informadas constam esclarecimentos sobre o prazo de licenciamento e datas referentes a IPVA cidadão e ao parcelamento sem desconto. Vale lembrar que a  tabela e forma de acordo com final da placa circular.  Acompanhe as informações abaixo:

Veja como realizar a consulta abaixo.

publicidade

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:


Como consultar o IPVA no Pará?

A consulta é feita de forma fácil e o procedimento pode ser realizado seguindo as instruções abaixo:

publicidade
Imagem: Detran PA
  •  Vá para consulta;
  •  Insira os dados pedidos;
  •  Realize o envio das informações.
publicidade

O procedimento também pode ser feito levando em consideração o portal oficial da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará. Para isso, basta acompanhar as instruções abaixo:

  •  Acesse o Portal  da Secretaria da Fazenda clicando aqui;
  •  Vá para IPVA;
  •  Informe os dados pedidos;
  •  Clique em consultar.

A soma de pagamento ficaram explícitas após consulta. O motorista pode escolher e ser direcionado depois da escolha. Vale lembrar que o pagamento pode ser feito de forma online através do Internet Banking. Caso desejar, a quitação do débito pode ser feita:

  •  Nas casas lotéricas;
  • Nos bancos conveniados ao DETRAN do Estado do Pará. 
publicidade

Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 PA, continue acompanhando este Portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 PA: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.