IPVA 2023 PI: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como realizar o pagamento do IPVA 2023 PI. Em virtude disso, selecionamos informações sobre como consultar, retirar a segunda via e saber as datas de pagamento do IPVA 2023 PI. Veja mais detalhes a seguir.

publicidade
IPVA 2023 PI
IPVA 2023 PI

O que é IPVA?

O imposto é de responsabilidade dos proprietários de veículos. O Detran é quem tem a função de determinar valores e calendário, assim como formas de pagamento. O valor do IPVA muda todos os anos, isso porque leva-se em consideração a tabela FIPE.

publicidade

É importante lembrar que um mesmo tipo de veículo pode ter valores de IPVA diferentes, já que a alíquota é estabelecida por cada região.

Vale lembrar também que a inadimplência pode levar o nome do contribuinte ao Serviço de Proteção ao Crédito e fica impossibilitado de ter acesso ao licenciamento, documento que permite a livre circulação veicular.

Veja mais detalhes a seguir e saiba tudo sobre o IPVA 2023 PI.

publicidade

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:


Formas de pagamento do IPVA 2023 Piauí

O Estado do Piauí disponibiliza duas formas de pagamento do IPVA. O valor pode ser pago à vista ou parcelado. As pessoas recebem um desconto como incentivo ao pagamento em sua totalidade.

publicidade

Contribuintes que decidirem parcelar o valor podem realizar o procedimento em até 3 vezes, porém, sem desconto. O Detran ainda informa que para receber o desconto total o contribuinte tem que realizar o pagamento até o dia 31 de janeiro.

Desconto de 10% e 5% também são oferecidos ao contribuinte, porém com regras específicas.

Imagem: Pixabay
publicidade

Uma facilidade estabelecida pelo Detran da região é o fato de que o contribuinte pode acessar a guia de pagamento no portal sem a necessidade de dirigir-se presencialmente às unidades do Departamento Estadual de Trânsito. Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o IPVA 2023 PI.


Calendário do IPVA 2023 PI

O calendário ou a tabela do IPVA tem a principal função de informar os motoristas sobre as datas em que os pagamentos precisam ser efetuados.

Na tabela tem dados referentes ao pagamento à vista ou parcelado, assim como o prazo para realização do licenciamento veicular obrigatório.

publicidade

Sendo assim, acompanhe abaixo os prazos para quitação do IPVA 2023 PI:

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

publicidade
Cota única
Até 31 de janeiro com desconto de 15%
Até 28 de fevereiro com desconto de 10%
Até 31 de março com desconto de 5%
Imagem: Pixabay
Parcelamento
1ª cota até 31 de março 
2ª cota até 29 de abril 
3ª cota até 31 de maio 
publicidade

 

Licenciamento
Até 31 de março com desconto de 15%

Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o IPVA 2023 PI.

publicidade

Consultar o IPVA Piauí

A consulta do imposto veicular no Piauí pode ser realizada através do portal oficial do Detran. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Detran PI
  •  Vá para a guia de pagamento do IPVA;
  •  Informe os dados pedidos e clique em consultar.
publicidade

Informações sobre a placa, número de RENAVAM e código do captcha são pedidos ao contribuinte. 

Vale lembrar também que caso o motorista deseje pagar pelo site da Secretaria da Fazenda do Piauí, o procedimento acontece da seguinte forma:

  •  Acesse o Portal da Secretaria da Fazenda do Piauí clicando aqui;
  •  Vá para consulta IPVA;
  •  Insira as informações e realize o envio.

A Secretaria da Fazenda informa que caso o contribuinte tenha alguma irregularidade no cadastro do IPVA que não possa ser resolvido pelo site pode dirigir-se presencialmente às agências no horário de 7:30 até 13:30.

publicidade

O estado oferece isenção do IPVA 2023 PI para taxistas, profissionais autônomos, deficientes e idosos. Confira a lista completa no site da Sefaz do Piauí. Para mais detalhes sobre este tributo regular, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 PI: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.