IPVA 2023 RO: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 RO é um tributo obrigatório que deve ser pago pelos proprietários de veículos. Por conta disso, separamos informações sobre consulta, tabela, formas de pagamento e serviços oferecidos pelo Detran do estado. Veja mais detalhes sobre o IPVA 2023 RO.

publicidade
IPVA 2023 RO
IPVA 2023 RO

O que é IPVA?

O IPVA é um imposto veicular de categoria obrigatória. Estabelecido pelo Detran de cada estado, os contribuintes devem seguir um calendário de pagamento de acordo com o órgão.

publicidade

O atraso pode acarretar multas e a inadimplência, além de ocasionar o nome para o Serviço de Proteção ao Crédito, o motorista fica impossibilitado de fazer o licenciamento veicular.

O licenciamento, por sua vez, é o documento que permite a circulação veicular por meio da CRLV que pode ser na modalidade física ou eletrônica.

Veja mais detalhes sobre o IPVA 2023 RO a seguir.

publicidade

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:


Formas de pagamento do IPVA 2023 RO

O IPVA em Roraima, as formas de pagamento são cota única e o parcelamento. A cota única ou a modalidade à vista Disponibiliza um desconto aos  pagantes. já O parcelamento tem a principal função de garantir um prazo maior  e evitar uma possível inadimplência.

publicidade

O desconto no IPVA para oferecido pelo Detran de Roraima, pode chegar até 20% para as pessoas que anteciparem o pagamento do tributo em até 60 dias. Para as pessoas que adiantarem a quitação do débito em 30 dias, o desconto estabelecido será de 10%.

Imagem: Pixabay

 É importante lembrar que o parcelamento pode ser feito Em até 12 vezes. continue acompanhando abaixo e confira as datas de pagamento do IPVA 2023 RO.

publicidade

Datas de pagamento do IPVA 2023 RO

O Detran de Roraima determina as datas de quitação do débito levando em consideração a modalidade à vista e parcelado. No calendário, além de informar sobre os prazos, as datas são estabelecidas de acordo com final da placa veicular. confira abaixo: 

Nº final da placa 10% desconto 5% desconto Prazo limite para licenciamento – sem desconto
1,2,3 31 de janeiro 25 de fevereiro 31 de março
4 25 de fevereiro 31 de março 29 de abril
5 31 de março 29 de abril 31 de maio
6 29 de abril 31 de maio 30 de junho
7 31 de maio 30 de junho 29 de julho
8 30 de junho 29 de julho 31 de agosto
9 29 de julho 31 de agosto 30 de setembro
0 31 de agosto 30 de setembro 31 de outubro

De acordo com o governo do estado, as alíquotas continuam inalteradas, os percentuais podem variar entre 1% e 2% e 3% levando em consideração o tipo de veículo.

publicidade
  • A alíquota de 1% é para ônibus micro-ônibus veículos relacionados a locação e similares.
  • A alíquota de 2% é para motocicletas e automóveis com potência de até 1.000 cilindradas.
  • Já o percentual equivalente a 3% é para veículos de passeio jipe picape e demais veículos em geral. 
Imagem: Pixabay

Isenção IPVA Roraima

A isenção do IPVA em Roraima é destinada às pessoas portadoras de deficiência, seja ela visual, mental, severa, autismo ou deficiência física. As pessoas que se encontram nesse  grupo e desejam realizar a petição da isenção precisam se dirigir à unidade do Detran do estado.

publicidade

Caso o beneficiário não seja o condutor do veículo, o Detran de Roraima informa que no requerimento pode haver a inserção de até 3 condutores autorizados.

Vale lembrar que as pessoas que possuem débitos junto ao DETRAN de Roraima não poderão fazer a solicitação de gratuidade do IPVA. 


Como consultar IPVA Roraima?

Para realizar a consulta do IPVA em Roraima, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Detran RO
  • Ir para IPVA;
  • Insira os dados;
  • Envie as informações.
publicidade

Para mais detalhes sobre o IPVA 2023 RO, continue acompanhando este Portal.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

 

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 RO: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.