IPVA Caminhão 2023: Tabela, Valor Venal, Cálculo e Alíquotas

O IPVA Caminhão 2023 é um dos tributos mais procurados pelos proprietários de veículos. Pensando nisso, separamos detalhes sobre tabela, valor venal, cálculos e alíquotas do  IPVA Caminhão 2023. Continue acompanhando mais detalhes a seguir.

publicidade
IPVA Caminhão 2023
IPVA Caminhão 2023

Vencimento de IPVA

Inicialmente, o vencimento do Imposto veicular varia de acordo com cada estado.

publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito é o órgão responsável por determinar os prazos para pagamento à vista e parcelado, assim como as facilidades para quitar o débito.

Se você precisa acessar as datas para pagamento do Imposto veicular basta entrar em contato por meio do site do Detran e verificar as informações.

Antes de tudo, é importante lembrar que o pagamento à vista tende a receber um desconto que varia entre 5% a 20% como forma de incentivo para que você possa quitar o débito em sua totalidade.

publicidade

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

Em contrapartida, as pessoas que desejam realizar o pagamento de forma parcelada não conseguem o desconto, entretanto podem pagar o valor com prazo maior em relação as datas originais da tabela.

Imagem: Pexels
publicidade

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

O pagamento pode ser online através do Internet Banking ou de forma presencial por meio das Casas Lotéricas ou bancos conveniados.

A forma de pagamento pode ser escolhida por você ao acessar o site. Veja a seguir passo a passo:

publicidade
  •  Acesse o portal do Detran da sua região (utilizamos como exemplo Detran de SP);
Imagem: DETRAN SP
  •  Desse modo, clique em IPVA;
  •  Insira dados pedidos;
  •  Escolha a forma de pagamento;
  •  Por fim, envie as informações.
publicidade

Em sua grande maioria, o débito é dividido em até 12 vezes. Entretanto, você pode escolher maiores parcelamentos a depender do débito final levando em conta a inserção de juros da empresa do seu cartão de crédito.

Continue acompanhando e saiba detalhes de como realizar o cálculo do  IPVA Caminhão 2023.


Como calcular IPVA de caminhão?

Antes de mais nada, cálculo do IPVA leva em conta dois fatores são eles: o valor venal e alíquota.

publicidade

O percentual de alíquota pode variar entre 1% e 4% sendo os estados da Região Sul e Sudeste os que possui maior percentual e consequentemente o maior IPVA. 

O valor venal leva em conta as informações que são inseridas na tabela Fipe. Por fim, para isso, basta que você acesse o site levando em conta o ano de fabricação do seu caminhão e o modelo.

Tendo os dois valores em mãos, é possível que você realize o cálculo de forma simples e fácil apenas multiplicando o valor venal pela alíquota do seu estado.

publicidade

Como exemplo, colocamos o estado de São Paulo que apresenta alíquota de 4%. Levando em conta o modelo Volvo FH 540 4 por 2 temos:

  • R$ 581.978 X 4%: R$ 23279.12 

Vale lembrar que esta é uma estimativa já que o valor do IPVA pode variar a depender da região pois os estados e regiões possuem alíquotas diferentes e os valores do caminhão também podem variar a depender do local.

publicidade
Imagem: Portal Contábeis

Veja a seguir as informações e saiba detalhes sobre o valor do tributo


Qual o valor do IPVA Caminhão 2023?

O IPVA Caminhão 2023 varia a depender do local e do tributo. Como mencionado acima, o cálculo funciona de acordo com multiplicação desses dois fatores.

 Entretanto, é importante lembrar que o portal do Detran oferece o cálculo já pronto, isto é, não é necessário que o contribuinte realize o cálculo matemático já que por meio do acesso você pode imprimir o carnê do seu IPVA.

publicidade

 Através do site do Detran do seu estado, você também pode realizar pagamentos parcelamentos, ter acesso a dívidas e de mais pendências.

 Apesar de que a falta de pagamento do IPVA não estabelece multa ao motorista, vale lembrar que é preciso estar com valor do IPVA em dia já que você se estiver inadimplente fica também impossibilitado de atualizar o licenciamento do seu veículo. 

Vale lembrar também que se você for pego trafegando em vias públicas com documento vencido é estabelecido multa, pode perder pontos na carteira e ter também o veículo apreendido.

Por fim, para mais detalhes sobre o IPVA Caminhão 2023, continue acompanhando  nosso portal.

publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.