IPVA de Moto 2023: Consulta, Calendário, Valor e Pagamento

O IPVA de moto 2023 tem sido motivo de dúvidas frequentes na web. Em razão disso, separamos detalhes sobre consulta, calendário, valor e pagamento do imposto. Quer saber mais detalhes sobre o IPVA de moto 2023? Continue acompanhando mais informações.

publicidade
IPVA de Moto 2023
IPVA de Moto 2023

Qual moto não vai pagar mais IPVA?

O imposto veicular é um dos tributos que mais preocupam os brasileiros. Entretanto, houveram algumas mudanças sobre motos isentas do IPVA .

publicidade

O Senado promulgou a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores- IPVA para motos de até 170 cilindradas. Esse modelo é o mais utilizado nas atividades profissionais e, portanto, a ação vai facilitar a vida de cerca de 30 milhões de pessoas.

É importante lembrar que o texto é de caráter autorizativo, sendo assim, desobriga os estados a aderirem a norma. Veja a seguir mais detalhes e saiba informações sobre o IPVA de Moto 2023.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade

Qual o valor do IPVA de moto 2023?

O valor do Imposto  veicular depende da região e do modelo da moto. Vale lembrar que no cálculo do IPVA a alíquota é levada em conta. Este é um percentual que varia de 1% até 4% sendo que os estados do sul e sudeste são os que configuram os valores mais altos.

Imagem: Pexels

Geralmente, o cálculo é realizado de forma automática e o contribuinte tem acesso apenas ao valor final do tributo.

publicidade

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

No portal do Detran, no ato da consulta, após a inserção dos dados pedidos pelo site, o motorista pode imprimir o boleto ou selecionar a forma de pagamento. Para saber qual o valor do IPVA basta multiplicar o valor de mercado pela alíquota.

O valor de mercado pode variar a depender das informações assim como o modelo da moto. Eis o motivo que o mesmo veículo pode ter valores de IPVA diferentes. Veja a seguir mais informações e saiba detalhes abaixo.

publicidade

Como acessar o calendário do IPVA2023?

O calendário do IPVA 2023 pode ser acessado através do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran.

Também chamado de tabela é responsável por identificar as informações sobre o tributo assim como forma de pagamento e percentual de desconto para aquelas pessoas que resolvem quitar o valor de forma integral.

Imagem: Pexels
publicidade

Isto é, as pessoas que pagam o IPVA à vista podem conseguir descontos que variam entre 5% e 20%.

Já aquelas que escolhem realizar o pagamento de forma parcelada geralmente não conseguem desconto no valor final. As parcelas em sua grande maioria é podem ser divididas em até 10 vezes.


Onde consultar o IPVA da moto?

As informações sobre IPVA assim como pendências, débitos e multas podem ser acessadas no site do Detran, para isso, basta que o contribuinte insira as informações pedidas no formulário de acesso. Veja a seguir o passo-a-passo abaixo o exemplo do estado de São Paulo:

publicidade
  •  Acesso portal do Detran do Seu estado;
Imagem: Portal DETRAN SP
  •  Clique em IPVA;
  •  Insira as informações sobre o número do Renavam e placa veicular;
  •  Vá para pesquisar.
publicidade

Vinte por cento do valor arrecadado pelo IPVA vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o remanescente é repartido 50% (cinquenta por cento) para o estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

Fonte: Portal UOL

Vale lembrar que o pagamento do Detran precisa ser feito em dia, já que caso o motorista precise realizar o pagamento do licenciamento não podem haver pendências junto ao sistema para mais detalhes sobre o IPVA de Moto 2023, continue acompanhando de Portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.