Licenciamento 2023 PR: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

O licenciamento 2023 PR é um documento que deve ser pago pelos proprietários de imóveis. Em razão disso, selecionamos informações sobre valores, consultas, pagamentos. Para mais detalhes sobre o licenciamento 2023 PR, continue acompanhando este portal.

Licenciamento 2023 PR
Licenciamento 2023 PR

O que é licenciamento?

O licenciamento é um documento  que permite a livre circulação veicular. Como acontece de forma obrigatória, os pagantes precisam quitar os valores que são estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de cada estado.

Vale lembrar que para pagar o licenciamento o proprietário veicular não pode ter nenhuma pendência vinculada ao seu cadastro.

 O licenciamento também indica segurança já que um veículo que passou pela fiscalização está apto e preparado para circular em vias públicas.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

Imagem: Portal de Trânsito

Como é um documento obrigatório deve-se cumprir um prazo para pagamento caso contrário, o motorista pode sofrer penalidades multas e caso seja visto trafegando em ruas públicas com documento vencido perde ponto na carteira. Acompanhe detalhes e conheça as formas de pagamento do licenciamento 2023 PR.


Formas de pagamento do licenciamento 2023 PR

O contribuinte pode pagar o licenciamento à vista ou parcelado. As pessoas que optaram pelo pagamento na modalidade de cota única recebem um desconto de 3%, segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná- Sefa /PR.

Uma novidade anunciada pelos órgãos competentes do estado, é que o contribuinte pode realizar o pagamento no pix.

A quitação do débito pode ser realizada através dos canais eletrônicos de qualquer instituição financeira ou através de aplicativos nos aparelhos celulares.

Imagem: Portal Belém

As pessoas que optaram pelo parcelamento não terão direito a desconto. alíquota dos tributos veiculares no estado varia de 1% até 3,5%.  Veja a seguir no bairro detalhes e saiba tudo sobre o licenciamento 2023 PR.


Quando vence licenciamento 2023 PR?

Saber sobre os prazos do licenciamento PR veicular facilita a vida dos contribuintes já que os descontos estão inteiramente relacionados as datas do pagamento do tributo .

O prazo para pagamento leva em consideração final da placa veicular. Os veículos que tem placa com final 1 e 2 deve realizar a quitação do débito no mês de agosto.

Contribuintes que tem final de placa veicular 3, 4 e 5 devem quitar o débito até setembro. O motorista com final da placa veicular 6, 7 e 8 devem realizar o pagamento até outubro sendo que as placas novas eram tem até o mês de novembro para quitar o débito no estado do Paraná.

Imagem: Carro Esporte Clube

O valor do licenciamento pode variar dependendo dos débitos pendentes junto ao sistema. Porém, o valor do licenciamento está em torno de R$ 80 e R$ 90. Veja a  seguir detalhes e saiba como consultar o licenciamento 2023 PR.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:


Como pagar o licenciamento 2023 PR?

Os valores relacionados ao licenciamento no Paraná podem ser acessados levando em consideração a passo a passo abaixo:

Imagem: Detran PR
  •  Vá para licenciamento;
  •  Insira os dados pedidos pelo sistema;
  •  Realize o envio das informações.

 Após o acesso será gerado possibilidades para quitação do débito cabe ao contribuinte escolher a melhor forma de pagamento.

O CRLV-e significa Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico. Também conhecido como CRLV Digital, contém todas as informações do antigo documento impresso porém em um novo layout, e que concede o direito de tráfego e legaliza sua circulação. O acesso acontece pelo portal.

Fonte: Portal Detran PR

Para mais detalhes sobre o crescimento continue acompanhando este portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.