Licenciamento Digital 2023: Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)

O licenciamento digital 2023 é uma nova ferramenta disponibilizada pelo Detran. Em razão disso, separamos as principais informações de como consultar o documento, emitir e baixar o licenciamento digital 2023. Além disso, veja detalhes de como realizar o pagamento da taxa.

publicidade
Licenciamento digital 2023
Licenciamento digital 2023

O que é e como funciona o licenciamento?

O licenciamento é uma taxa que deve ser paga obrigatoriamente por todos os proprietários veiculares.

publicidade

Dessa forma, todos os anos os Departamentos Estaduais de Trânsito liberam os valores, calendários e formas de pagamento.

Para que o proprietário pague o licenciamento, é preciso que sejam quitados todos os débitos prévios que porventura estejam inseridos no cadastro do pagante.

O licenciamento permite a livre circulação do veículo e caracteriza que o motorista está em dia com as leis de trânsito.

publicidade

Em virtude da importância do documento, caso o motorista seja visto trafegando sem o porte do mesmo ou inadimplente com o órgão, ele pode sofrer penalidades.

Além de multas que serão estabelecidas, o motorista pode perder pontos na carteira e ter o veículo apreendido, caso não quite a pendência em tempo hábil. Conheça as formas de pagamento e veja detalhes do licenciamento digital 2023.

publicidade

✓ Os contribuintes também acessam:


Formas de pagamento do licenciamento 2023

Cada Detran é responsável por disponibilizar e apresentar as vantagens da quitação do débito. Os descontos no licenciamento também são divulgados pelo órgão e o procedimento pode ser feito através do portal oficial do Detran.

publicidade

Mesmo com as especificidades de cada Detran, sabe-se que as formas de pagamento do licenciamento 2023 configuram como sendo modalidade cota única e parcelada. O parcelamento não estabelece descontos.

Entretanto, o pagante pode quitar o débito em valores menores, sendo considerada uma forma de pagamento importante e escolhida entre os motoristas.

Porém, o pagar o licenciamento à vista permite que o motorista tenha descontos que podem variar de 5% até 20%, tudo depende da região ou do calendário disponibilizado. As pessoas que regularizarem o valor antes do vencimento têm mais chances de conseguir mais descontos. 

publicidade

Em contrapartida, os descontos podem ser menores nas outras datas, porém, em alguns casos, se o parcelamento seguir a tabela de licenciamento do Detran, o órgão pode permitir que ainda haja a dedução do valor. Conheça mais detalhes sobre o licenciamento digital 2023.


O que é o licenciamento digital 2023?

O licenciamento digital 2023 nada mais é do que o documento do veículo em formato eletrônico. Com o crescimento das plataformas digitais, o processo além de poder ser feito e pago de forma online, o motorista não precisa mais imprimir o documento na modalidade física.

publicidade

Depois de pagar o licenciamento, o motorista poderá acessar o documento eletrônico no celular ou tablet. O mesmo pode inclusive ser apresentado aos profissionais nas blitz, pois é válido como o antigo papel.

É importante lembrar que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo na modalidade eletrônica- CRLV-e tem as mesmas informações da física. Outra facilidade é que pode ser compartilhada por pessoas de confiança.

O CRLV-e uma vez baixado pode ser apresentado sempre que necessário, mesmo com o celular offline. Veja a seguir detalhes e saiba como emitir o licenciamento digital 2023.

publicidade

✓ Veja informações importantes sobre o IPVA 2023:


Como emitir o Licenciamento Digital 2023 -CRLV-e

O documento eletrônico pode ser acessado no portal oficial do Detran da sua região. Porém, uma forma facilitada de ter acesso ao CRLV é por meio da Carteira Digital de Trânsito – CDT. Siga o passo a passo abaixo:

publicidade

 

  • Cadastro no portal GOV;
  • Vá para veículos;
  • Insira as informações pedidas;
  • Coloque o código de segurança e envie.
publicidade

Para mais detalhes sobre o licenciamento digital 2023, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento Digital 2023: Baixar, Consultar e Emitir CRLV-e (Detran)

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.