IPVA 2023 MT: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 MT é um tributo pago de forma obrigatória. Em virtude disso, separamos informações importantes sobre tabela, valores e formas de pagamentos. O Detran é o órgão responsável pela cobrança do IPVA 2023 MT. Continue acompanhando o texto abaixo.

publicidade
IPVA 2023 MT
IPVA 2023 MT

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores mais conhecido como IPVA é uma taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos.

publicidade

Os Departamentos Estaduais de Trânsito são os órgãos responsáveis por estabelecer as condições de pagamento do IPVA, assim como as formas de consulta, descontos e tarifas deste imposto veicular.

O TRU foi substituído pelo IPVA e com isso houve uma ampliação de onde o dinheiro arrecadado é destinado. Os valores arrecadados pelos contribuintes são destinados à área da saúde, educação e rodovias.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos no Mato Grosso:

publicidade
Imagem: 101 veículos

Os valores tendem a mudar anualmente e por ser o imposto obrigatório, caso o pagamento não seja feito, o contribuinte não poderá realizar o licenciamento, outro documento obrigatório e que deve ser portado pelos motoristas.

publicidade

Veja como realizar o pagamento do IPVA 2023 MT a seguir.


Como pagar o IPVA 2023 MT?

Assim como em outras regiões, o Mato Grosso estabeleceu as formas de pagamento do débito veicular. O contribuinte pode quitar o valor à vista ou parcelado. A cota única é quando o contribuinte paga o débito integralmente e um desconto é oferecido como forma de incentivo.

Já a forma parcelada é direcionada às pessoas que precisam de um prazo maior e ao mesmo tempo ficam adimplentes com o órgão.

publicidade

O governo do Mato Grosso estabeleceu um desconto de até R$ 100 para as pessoas que cumprirem as regras estabelecidas pelo Estado. Para conseguir o desconto é preciso que o motorista seja cadastrado no programa Nota MT.

Imagem: Portal 101 veículos

O procedimento funciona como um sistema de milhagem e o contribuinte pode acumular pontos através do cadastro pelo CPF. A Secretaria da Fazenda do Mato Grosso informa que o benefício é limitado apenas a um veículo por vez.

publicidade

Mesmo funcionando como um sistema de pontos, o motorista tem até 5 anos para usar os pontos para receber o desconto. Os percentuais de desconto estabelecidos podem variar de 3% até 5% .

Já o imposto pode ser parcelado em até seis vezes. Sempre é bom lembrar que as pessoas que desejam um prazo maior de parcelas podem solicitar pelo site. A empresa do cartão de crédito será responsável pela cobrança e serão atribuídos juros e tarifas extras. Veja mais sobre o IPVA 2023 MT.


Como funciona o sistema de pontuação?

O sistema de pontuação funciona como uma forma de facilitar e proporcionar descontos no IPVA. O  programa leva em consideração a nota fiscal eletrônica, nota fiscal do Consumidor eletrônica e o bilhete de passagem eletrônico.

publicidade

Todos os procedimentos devem ser cadastrados no CPF do contribuinte. Podem ser acumulados até 500 pontos e a cada quatro pontos é disponibilizado um desconto de R$ 1. Caso a pessoa não consiga utilizar todos os pontos acumulados, os valores serão realocados para o ano seguinte.


Quais as datas de pagamento do IPVA 2023 MT?

O calendário do IPVA MT é importante a fim de informar sobre datas dos pagamentos à vista e parcelado. O governo do Mato Grosso disponibilizou a seguinte tabela: 

Imagem: G1
publicidade

Como consultar o tributo veicular no MT?

Para consultar o IPVA 2023 MT  basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Detran MT
publicidade
  •  Vá para a aba IPVA;
  •  Insira as informações pedidas;
  •  Realize  o envio dos dados.

 Para mais detalhes sobre IPVA 2023 MT,  continue acompanhando este portal.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPVA 2023 MT: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.