Como emitir boleto do IPVA 2023 é uma das dúvidas mais comuns entre os contribuintes. Por isso selecionamos as principais informações sobre emitir a 2ª via e como o pagamento pode ser realizado. Continue acompanhando e veja como emitir boleto do IPVA 2023.
Como funciona a cobrança do IPVA?
O IPVA é um imposto veicular que precisa ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos. Como a cobrança acontece de forma anual, é de responsabilidade do Departamento Estaduais de Trânsito de cada estado liberar datas, valores, prazos e condições de pagamento.
Como a cobrança é anual, alguns estados enviam boletos à casa dos contribuintes para a realização do pagamento.
Caso contrário, os mesmos precisam acessar o Portal do Detran junto ao sistema cadastral, informar o número do Renavam e o CPF e acessar todas as pendências existentes.
Vale lembrar que a realização obrigatória do licenciamento permite a livre circulação veicular, sendo assim, precisa ser feita todos os anos.
Para liberação do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular mais conhecido como CRLV, não podem haver débitos preexistentes. Dessa forma, é preciso realizar o pagamento dos tributos, multas e encargos DPVAT, assim como todas as taxas existentes.
Veja a seguir mais detalhes e saiba como emitir boleto do IPVA 2023.
✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:
Onde pagar o IPVA?
O pagamento do IPVA pode ser feito levando em consideração as condições de pagamento à vista ou parcelado.
O contribuinte pode emitir boleto do IPVA 2023 e realizar o pagamento em espécie ou através do cartão de crédito. Por meio do Internet Banking também é possível que o contribuinte realize o pagamento dos débitos existentes no portal.
Vale lembrar que após emitir boleto do IPVA 2023, o pagante pode direcionar as casas lotéricas ou bancos conveniados como:
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica
- Santander
- Itaú
- Casas Lotéricas
- PIX, usando QRCode disponibilizado no boleto do IPVA
Estes são alguns dos locais de pagamento do Imposto veicular.
Porém, é importante lembrar que nem todos os estados pagam o imposto nas mesmas localidades, dessa forma, é imprescindível que no ato da consulta de pagamento o contribuinte tenha acesso aos locais em que recebem os boletos do IPVA em sua região.
Veja a seguir como consultar as pendências e realizar a emissão da 2ª via IPVA 2023.
✓ Veja mais informações sobre o IPVA 2023:
Como emitir boleto do IPVA 2023?
A emissão do boleto IPVA 2023 – assim como a consulta – do imposto deve ser feita no portal oficial do Detran no seu estado. Ao acessar o sistema, o contribuinte tem acesso a todas as pendências, débitos e multas existentes no portal.
Como mencionado, as condições de pagamento do IPVA são de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito, assim como calendários, datas e prazos.
Para realizar a consulta do IPVA e ter acesso a todos os débitos e formas de quitação das pendências, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal do Detran do seu estado
- Clique em Sistemas
- Clique em IPVA
- Informe os dados necessários
- Realize o envio
Os dados pedidos têm a ver com o número de RENAVAM. A emissão da 2ª via da guia do IPVA também é possibilitada pelo portal. Alguns estados apresentam aplicativo de forma que facilite a vida do contribuinte.
Para mais detalhes sobre formas de emitir boleto do IPVA 2023 e regularizar pendências, continue acompanhando este Portal.