IPVA 2023 MS: Consulta, Tabela (Calendário), Valor, Pagamento e Detran

O IPVA 2023 MS é um tributo obrigatório pago pelos motoristas do estado. Separamos a seguir, informações sobre como consultar, verificar a tabela e como fazer o pagamento do IPVA 2023 MS. Continue acompanhando e veja detalhes abaixo.

publicidade
IPVA 2023 MS
IPVA 2023 MS

O que é IPVA?

O IPVA também chamado de Imposto sobre Veículos Automotores é um tributo estabelecido pelo Detran de cada estado.

publicidade

Por meio deste órgão, dados sobre formas de pagamentos, descontos e consultas são informados aos contribuintes que podem acessar de forma online ou buscar informações presencialmente.

Como o pagamento do IPVA é obrigatório, e as pessoas que não quitarem o valor, além de poder ficar em pendência com o estado, recebem multas e não conseguem realizar o licenciamento.

O licenciamento, por sua vez, é um documento que precisa ser apresentado nas fiscalizações e deve estar sempre com o motorista, já que por meio dele é possível a livre circulação veicular. Veja mais detalhes e saiba tudo sobre o IPVA 2023 MS.

publicidade

✓ Veja como você pode economizar no IPVA:


Como pagar o IPVA 2023 MS?

O pagamento do IPVA em Mato Grosso do Sul pode ser feito à vista e parcelado. Assim como em outros estados, o valor à vista recebe um desconto como incentivo.

Segundo a SEFAZ-MS, quem optar pelo pagamento cota única recebe um desconto de 15%. Aquelas pessoas que desejam parcelar o valor, podem dividi-lo em até 5 vezes.

publicidade
Imagem: Portal 101 veículos

O percentual de reajuste é oferecido para aquelas pessoas que cumprirem os prazos determinados pelo Detran do Mato Grosso do Sul.

Os carnês são distribuídos nas residências, porém, caso o contribuinte não esteja recebendo em tempo hábil,  a 2ª via pode ser encontrada no portal do Detran do estado.  Confira as datas para quitação do IPVA 2023 MS.

publicidade

Alíquotas do IPVA MS

No último dia 18 de novembro,  a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) divulgou as alíquotas do IPVA para 2023. Nesse sentido, elas vão seguir da seguinte maneira:

  • 1,5% para caminhões com qualquer capacidade de carga; ônibus e micro-ônibus de transporte coletivo de passageiros, além de casas motorizadas (“motor-home”);
  • 2% para motos;
  • 3% para automóveis (carros de passeio), camioneta, tanto de uso misto quanto utilitário;
  • 4,5% para automóveis (carros de passeio) e para qualquer outro veículo de com capacidade para até oito pessoas, exceto o condutor, que usem motores a óleo diesel.

Qual a data para pagar IPVA 2023?

Para orientar a população, o DETRAN do Mato Groso divulga todos os anos o calendário de pagamento, Confira

O contribuinte que quiser garantir os 15% de desconto deve pagar o imposto em parcela única, com vencimento em 31 de janeiro de 2023.

Os recursos arrecadados com  IPVA são divididos pelo poder público: 50% vão para os municípios de registro dos veículos e os outros 50% são destinados ao Estado.

No âmbito do Governo do Estado, o dinheiro é investido em obras de infraestrutura, assim como na prestação de serviços públicos como saúde, segurança pública e educação.

Portal: Governo do MS

Calendário de pagamento IPVA Mato Grosso do Sul:

publicidade

Agora, quem optar pelo parcelamento, deverá seguir o seguinte calendário:

  • 31 de janeiro de 2023, 1ª parcela;
  • 28 de fevereiro de 2023, 2ª parcela;
  • 31 de março de 2023, 3ª parcela;
  • 28 de abril de 2023, 4ª parcela;
  • 31 de maio de 2023, 5ª parcela.

Além disso, conforme o decreto, o valor de cada parcela não pode ser inferior a:

publicidade
  • R$30, para veículos de duas rodas (motos);
  • R$55, demais veículos.

Como consultar o valor do IPVA 2023 MS?

Antes de pagar, você pode verificar o valor. Por isso, a consulta pode ser executada realizando o procedimento abaixo:

Imagem: Portal IPVA MS
publicidade
  • Clique em consultar débitos;
  • Informe os dados pedidos e envie.

Através do site oficial do Detran, o contribuinte fica ciente de muitas informações sobre o IPVA e se torna possível realizar o atendimento sem a necessidade de dirigir-se às unidades.

Por meio do portal também é possível ser direcionado aos serviços digitais referentes a habilitação, credenciamento, recursos, veículos, entre outros.

publicidade

O atendimento presencial exige agendamento prévio. Entre os dados pedidos está a identificação completa do contribuinte, assim como e-mail, telefone e cidade.

Além do processo de agendamento, o cancelamento também se faz necessário. Na aba consulta, o motorista precisa informar o RENAVAM, placa e um código de acesso para garantir a segurança das informações inseridas.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

Para mais informações e esclarecimentos sobre o IPVA 2023 MS, continue acompanhando este portal.

publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.