Licenciamento 2023 BA: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

O licenciamento 2023 BA é um documento obrigatório que deve ser pago pelos proprietários veiculares. Em virtude disso, identificamos informações sobre a tabela, valores, consulta e pagamento do licenciamento 2023 BA.

publicidade
Licenciamento 2023 BA
Licenciamento 2023 BA

O que é licenciamento?

O licenciamento veicular é uma taxa que precisa ser paga todos os anos pelos proprietários de veículos. Por meio do documento, o motorista se vê apto para a livre circulação veicular. Os valores variam de cada local e o Detran de cada estado é quem delimita prazos e formas de pagamento.

publicidade

Por meio do licenciamento também afirma que houve uma vistoria e, portanto, é um veículo seguro. A quitação do valor só é possível após o pagamento de taxas anteriores.

Desse modo, se no cadastro há pendências de IPTU, Seguro DPVAT ou qualquer outra multa existente, o motorista não poderá realizar o licenciamento antes de quitar os débitos.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade
Imagem: Pexels

Depois do pagamento, é preciso ter acesso a CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento Veicular que pode ser conseguido por meio eletrônico ou não. Veja mais detalhes sobre o licenciamento 2023 BA.

publicidade

Como realizar o pagamento do licenciamento 2023 BA?

Assim como em outros estados, o licenciamento pode ser pago à vista ou parcelado, por meio do portal. Como mencionado acima, a taxa só poderá ser paga depois da quitação de débitos anteriores. Caso haja pendência, o Detran da Bahia insere todas as dívidas em uma mesma guia para impedir a inadimplência.

O pagamento pode ser realizado após a consulta. No momento do acesso, o Detran determina as possibilidades para quitar a pendência podendo ser online através do Internet Banking ou pelo boleto físico. Saiba detalhes sobre o licenciamento 2023 BA.


Quais as datas do licenciamento 2023 BA?

O governo da Bahia informa que o documento do CRLV mudou, ou seja, com a inovação houve a unificação do CRLV com o CRV. Por meio do SAC digital pode haver o acesso ao documento.

publicidade

O valor está em torno de R$ 112. O calendário do licenciamento Bahia varia a depender do final da placa veicular.

Imagem: Portal Belém

Os proprietários de veículos com final de placas 1 e 2 devem efetuar o pagamento do licenciamento em julho. O dia depende dos dois números finais da placa. Os finais de placa 3 e 4 tem vencimento em agosto, e assim, sucessivamente.

publicidade

A data de pagamento da taxa de licenciamento coincide com o vencimento do IPVA (5ª cota para quem pagar parcelado ou pagamento em cota única sem desconto, veja abaixo).

Fonte: Portal FII Brasil

Confira as datas:

publicidade
  • Final 1: 28 de julho;
  • Final 2: 29 de julho;
  • Final 3: 30 de agosto
  • Final 4: 31 de agosto;
  • Final 5: 29 de setembro;
  • Final 6: 30 de setembro;
  • Final 7: 27 de outubro;
  • Final 8: 28 de outubro;
  • Final 9: 30 de novembro.

Veja mais detalhes e saiba como consultar o licenciamento 2023 BA.

Imagem: Carro Esporte Clube
publicidade

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:


Como consultar o licenciamento 2023 BA?

A consulta pode acontecer na modalidade digital ou presencial. Presencialmente, pode ser por meio do SAC e digitalmente através do site do Detran da Bahia. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Detran BA
  • Vá para veículos;
  • Clique em licenciamento;
  • Informe os dados pedidos e envie.

É importante lembrar que o acesso também pode ser realizado por meio do Portal do Governo Federal. Se o documento for para pessoa jurídica, pode ser realizado levando em consideração o  Certificado Digital.

publicidade

Para mais detalhes sobre o licenciamento 2023 BA, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento 2023 BA: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.