Licenciamento 2023 MG: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

O licenciamento 2023 MG é um documento que precisa ser atualizado todos os anos. Veja a seguir mais detalhes sobre tabela, valor, pagamento e como realizar a consulta do licenciamento 2023 MG. Além disso, saiba como conseguir o documento na modalidade eletrônica.

publicidade
Licenciamento 2023 MG
Licenciamento 2023 MG

O que é licenciamento veicular?

O licenciamento é um documento de porte obrigatório para todos os proprietários de veículos. Caso haja uma fiscalização e o motorista não apresente o Certificado de Licenciamento atualizado, está suscetível a receber penalidades.

publicidade

O valor do licenciamento é estabelecido pelo Departamento de Trânsito de cada estado. Dessa forma, o valor venal e a alíquota são alguns dos pontos necessários para estabelecer o valor da taxa. 

É importante lembrar que o CRLV agora está sendo disponibilizado na modalidade eletrônica. Depois da realização de todos os pagamentos, o documento pode ser impresso nos portais do Detran.

Pode-se fazer o download nos celulares ou tablets, além da possibilidade de compartilhar.

publicidade

✓ Veja mais informações para regularizar a situação do seu veículo:

Licenciamento 2023 MG

publicidade

A multa em casos de inadimplência é de R$ 293 e 7 pontos na carteira, pois é considerada infração gravíssima. Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o licenciamento 2023 MG.


Tabela do licenciamento 2023 MG

A tabela de licenciamento 2023 MG estabelece prazos para pagamento levando em consideração o pagamento na modalidade cota única ou parcelada. A cota única é à vista e o parcelamento também é inserido na tabela.

As datas são estabelecidas de acordo com o final da placa veicular:

publicidade

 

1 ou 2 21/03 25/04 25/05
3 ou 4 22/03 26/04 26/05
5 ou 6 23/03 27/04 27/05
7 ou 8 24/03 28/04 30/05
9 ou 0 25/03 29/04 31/05

 

publicidade

Veja mais detalhes e saiba quais as formas de licenciamento em Minas Gerais.


Formas de pagamento do licenciamento Minas Gerais 2023

O desconto do IPVA MG 2023 é de 3% e o parcelamento é de até 3 vezes para as pessoas que desejam um prazo maior. Porém, não significa que o contribuinte não possa pedir que o débito seja dividido em mais vezes.

publicidade

Dessa forma, a empresa do cartão de crédito é responsável pelo estabelecimento de multas ou taxas extras. Os débitos dos anos anteriores também podem ser acessados pelo portal do Detran.

O valor está em média R$ 135,95, entretanto, depende dos débitos e tarifas existentes no nome do cadastrado.

✓ Veja como economizar no IPVA:

publicidade

É sempre bom destacar que o licenciamento MG só poderá ser pago depois do pagamento de todos os tributos existentes como IPVA, Seguro DPVAT, entre outros.

publicidade

Como consultar débitos no licenciamento de Minas Gerais?

Para consultar o licenciamento 2023 MG, o procedimento pode ser feito de forma remota.

Com as facilidades, não é mais necessário que o contribuinte se dirija ao Detran de forma presencial. A taxa de licenciamento pode ser consultada da seguinte forma:

publicidade
  • Vá para veículos e depois vá para serviços;
  • Siga e tenha acesso a taxa de licenciamento;
  • Insira as informações pedidas referentes ao RENAVAM e o ano de exercício;

O valor precisa ser pago em bancos conveniados que são Banco do Brasil,  Correios, Itaú, Bradesco, Caixa, Sicoob, Mercantil e Santander.

O Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) vem, sistematicamente, facilitando o pagamento dos débitos fiscais e/ou recolhimento das receitas estaduais de todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta no âmbito do poder executivo (Secretarias de Estado, Fundações e Autarquias).

Fonte: Portal Sefaz MG

 

publicidade

Após o processamento do pagamento que pode levar até 48 horas, o contribuinte pode ter acesso ao CRLV na modalidade eletrônica.

Depois de feito o download, o arquivo pode ser guardado em ”documentos” no celular, onde pode ser acessado mesmo offline. Contudo, a visualização do CRLV atualizado, sempre será possível no portal online do Detran de Mingas Gerais.

Para mais detalhes sobre o licenciamento 2023 MG, continue acompanhando este portal.

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento 2023 MG: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.