Licenciamento 2023 MG: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

O licenciamento 2023 MG é um documento que precisa ser atualizado todos os anos. Veja a seguir mais detalhes sobre tabela, valor, pagamento e como realizar a consulta do licenciamento 2023 MG. Além disso, saiba como conseguir o documento na modalidade eletrônica.

Licenciamento 2023 MG
Licenciamento 2023 MG

O que é licenciamento veicular?

O licenciamento é um documento de porte obrigatório para todos os proprietários de veículos. Caso haja uma fiscalização e o motorista não apresente o Certificado de Licenciamento atualizado, está suscetível a receber penalidades.

O valor do licenciamento é estabelecido pelo Departamento de Trânsito de cada estado. Dessa forma, o valor venal e a alíquota são alguns dos pontos necessários para estabelecer o valor da taxa. 

É importante lembrar que o CRLV agora está sendo disponibilizado na modalidade eletrônica. Depois da realização de todos os pagamentos, o documento pode ser impresso nos portais do Detran.

Pode-se fazer o download nos celulares ou tablets, além da possibilidade de compartilhar.

✓ Veja mais informações para regularizar a situação do seu veículo:

Licenciamento 2023 MG

A multa em casos de inadimplência é de R$ 293 e 7 pontos na carteira, pois é considerada infração gravíssima. Veja a seguir mais detalhes e saiba tudo sobre o licenciamento 2023 MG.


Tabela do licenciamento 2023 MG

A tabela de licenciamento 2023 MG estabelece prazos para pagamento levando em consideração o pagamento na modalidade cota única ou parcelada. A cota única é à vista e o parcelamento também é inserido na tabela.

As datas são estabelecidas de acordo com o final da placa veicular:

 

1 ou 2 21/03 25/04 25/05
3 ou 4 22/03 26/04 26/05
5 ou 6 23/03 27/04 27/05
7 ou 8 24/03 28/04 30/05
9 ou 0 25/03 29/04 31/05

 

Veja mais detalhes e saiba quais as formas de licenciamento em Minas Gerais.


Formas de pagamento do licenciamento Minas Gerais 2023

O desconto do IPVA MG 2023 é de 3% e o parcelamento é de até 3 vezes para as pessoas que desejam um prazo maior. Porém, não significa que o contribuinte não possa pedir que o débito seja dividido em mais vezes.

Dessa forma, a empresa do cartão de crédito é responsável pelo estabelecimento de multas ou taxas extras. Os débitos dos anos anteriores também podem ser acessados pelo portal do Detran.

O valor está em média R$ 135,95, entretanto, depende dos débitos e tarifas existentes no nome do cadastrado.

✓ Veja como economizar no IPVA:

É sempre bom destacar que o licenciamento MG só poderá ser pago depois do pagamento de todos os tributos existentes como IPVA, Seguro DPVAT, entre outros.


Como consultar débitos no licenciamento de Minas Gerais?

Para consultar o licenciamento 2023 MG, o procedimento pode ser feito de forma remota.

Com as facilidades, não é mais necessário que o contribuinte se dirija ao Detran de forma presencial. A taxa de licenciamento pode ser consultada da seguinte forma:

  • Vá para veículos e depois vá para serviços;
  • Siga e tenha acesso a taxa de licenciamento;
  • Insira as informações pedidas referentes ao RENAVAM e o ano de exercício;

O valor precisa ser pago em bancos conveniados que são Banco do Brasil,  Correios, Itaú, Bradesco, Caixa, Sicoob, Mercantil e Santander.

O Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG) vem, sistematicamente, facilitando o pagamento dos débitos fiscais e/ou recolhimento das receitas estaduais de todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta no âmbito do poder executivo (Secretarias de Estado, Fundações e Autarquias).

Fonte: Portal Sefaz MG

 

Após o processamento do pagamento que pode levar até 48 horas, o contribuinte pode ter acesso ao CRLV na modalidade eletrônica.

Depois de feito o download, o arquivo pode ser guardado em ”documentos” no celular, onde pode ser acessado mesmo offline. Contudo, a visualização do CRLV atualizado, sempre será possível no portal online do Detran de Mingas Gerais.

Para mais detalhes sobre o licenciamento 2023 MG, continue acompanhando este portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.