Licenciamento 2023 DF: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

O licenciamento 2023 DF é um documento que precisa ser atualizado todos os anos. Por conta disso, separamos informações sobre tabela, valor, consulta e pagamento do licenciamento 2023 DF. Veja a seguir mais informações.

publicidade
Licenciamento 2023 DF
Licenciamento 2023 DF

O que é licenciamento?

O licenciamento veicular é um documento de categoria obrigatória e preciso ser pago por todos os proprietários de veículos.

publicidade

Dessa forma, o licenciamento tem a principal função de comprovar que o veículo está em dia e apto para circular livremente em vias pública, portanto a atualização se faz obrigatória e os valores variam a depender do estado.

O Detran é o órgão responsável por informar também sobre formas de pagamento. Para realizar a quitação do valor, os contribuintes não podem ter pendências junto ao órgão e nem dívidas referentes a IPTU, seguros, multas, entre outros. Veja mais detalhes sobre o licenciamento 2023 DF a seguir.

✓ Veja como economizar no IPVA 2023:

publicidade
Imagem: Portal Belém

Tabela do licenciamento 2023 DF

O calendário do licenciamento no Distrito Federal varia a depender de cada localidade. Na tabela são informados prazos para pagamento à vista e parcelado.  As datas são estabelecidas levando e consideração o final da placa veicular:

publicidade
  • 1 e 2: pagamento até 30 de setembro;
  • 3, 4 e 5: pagamento até 31 de outubro;
  • 6, 7 e 8; pagamento até 30 de novembro;
  • 9 e 0: pagamento até 31 de dezembro.

A data da fiscalização também é estabelecida de acordo com o final da placa veicular. Os finais 1 e 2 passam por fiscalização no dia 1 de outubro. As demais placas seguem as datas:

  • 1 de novembro;
  • 1 de dezembro;
  • 1 de janeiro de ano posterior.
publicidade

Veja mais detalhes sobre a realização do pagamento do licenciamento 2023 DF.


Como pagar o licenciamento 2023 DF?

O pagamento pode mudar a depender de cada local no que se refere a descontos. Mas os débitos podem ser quitados à vista ou parcelado.

Entretanto, vale lembrar, que caso haja pendência, o Detran do Distrito Federal vai liberar a guia de pagamento com todos os débitos para depois liberar o licenciamento e o certificado. O valor do licenciamento muda a depender dos débitos, mas em sua maioria, fica em torno de R$ 100.

publicidade

Se o pagamento for efetuado em até 30 dias após o vencimento, haverá atualização monetária de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somado ao juros de mora de 1% e multa de 5%.

Imagem: Pexels

Se o débito se mantiver passados os 30 dias da data limite, a atualização monetária será calculada do valor principal do INPC, somada à aplicação de juros de mora de 1% e multa de 10%.

Se chegar a 60 dias em atraso, ocorre a inscrição em Dívida Ativa. Dessa form,a a cada mês são acrescentados juros de mora no valor de 1%.

Fonte: Portal Autopapo UOL

publicidade

Veja como consultar o licenciamento 2023 DF logo a seguir.


Como consultar o licenciamento 2023 DF?

A consulta do licenciamento 2023 DF pode ser realizada por meio do portal. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal DF
  • Va´para serviços;
  • Clique em veículos;
  • Insira os dados e envie.

Depois da análise, será verificada se o contribuinte tem pendência. Depois disso, a forma de pagamento será liberada. O valor pode ser quitado de forma online ou presencial.

publicidade

Online através do Internet Banking, e presencialmente por meio do boleto físico que pode ser pago nas casas lotéricas ou bancos conveniados como:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica;
  • ITAÚ;
  • Entre outros.

Para mais detalhes sobre o licenciamento 2023 DF, continue acompanhando este portal.

✓ Veja os artigos mais buscados por donos de veículos:

publicidade

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento 2023 DF: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

Carla Amaral
Formada em jornalismo, Carla possui mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo informativo para web e escrita criativa. Além de assuntos ligados a IPVA, também é pesquisadora sobre DETRAN e burocracias envolvendo tributos veiculares.